catalogo de produtos online

Catálogo de produtos online: Quais as Vantagens de Ter Um?

Assim como ter um catálogo de produtos para os clientes que visitam sua loja física é importante, é também importante ter uma versão deles de forma online. Se seus produtos podem ser comprados virtualmente, isso se torna uma obrigação.

No entanto, você já pensou sobre como você pode criar um catálogo de produtos online da melhor forma? Investir em imagens de qualidade e uma descrição objetiva são duas peças fundamentais para isso.

Se você quer saber mais sobre esse assunto, está no artigo certo. Iremos te falar tudo sobre o que um bom catálogo de produtos online precisa ter e como você pode criá-lo. Boa leitura!

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Como funciona o catálogo de produtos online?

O catálogo de produtos online nada mais é do que um catálogo tradicional adaptado para o mundo digital. Sendo assim, ele é o catálogo que pode ser acessado tanto em desktop e como em dispositivos móveis.

A função, no entanto, é a mesma: mostrar todos os seus produtos ou serviços de forma prática. No entanto, a opção virtual é ainda mais vantajosa pois o cliente não precisa se deslocar para a loja física, por exemplo. Basta que ele esteja conectado à internet.

Um modelo de catálogo virtual precisa contar, de forma geral, todas as informações necessárias para que o cliente possa decidir comprar o produto.

O que um bom catálogo de produtos online deve ter? 4 Dicas

dicas catalogo produtos

Bom, agora que você já sabe como funciona um catálogo virtual, está na hora de saber o que você deve priorizar na hora de criá-lo. Vamos trazer 4 dicas importantes sobre isso!

Categorias

Em primeiro lugar, claro, está a necessidade de separar os produtos por categorias. Da mesma forma que os produtos são separados por categorias entre os corredores da loja e suas prateleiras, assim deve ser seu catálogo.

Isso é muito importante para que assim o cliente saiba exatamente onde ir quando for procurar um tipo de produto. Além de organizar melhor a disposição dos produtos, é uma forma mais estratégica. 

Você pode, então, criar menus de acordo com as categorias de produtos ou, em outros casos, organizá-los em um sumário para facilitar a visualização e identificação dos usuários.

Imagens de qualidade

A segunda dica é investir em imagens de qualidade para todos os produtos disponíveis. Com certeza, o apelo visual pode chamar atenção do seu público e incentivar a decisão de compra. Isso acontece porque as imagens influenciam na primeira impressão do produto.

No geral, as pessoas primeiro olham a imagem para depois ler sobre o produto, por exemplo.

Dependendo da área de atuação, imagens de qualidade são muito fáceis de encontrar. Esse é o caso de quem trabalha com revenda, pois basta pegar a imagem das marcas distribuidoras. 

No entanto, se forem materiais próprios e criados por você mesmo, é importante saber tirar bem as fotos que serão divulgadas. É preciso que elas sejam bem feitas e elaboradas para que isso agregue valor também ao produto. 

Sempre que for tirar essas fotos, lembre-se de ser fiel à realidade do produto para que o cliente não se sinta enganado. 

É muito frustrante receber um produto totalmente diferente do que se viu na imagem, podendo gerar um impacto negativo ao seu negócio pela insatisfação do cliente.

Descrição objetiva

Seu objetivo também é importante, principalmente na hora de escrever. Você deve escolher informações que, de fato, tenham relevância sobre seus produtos.As pessoas gostam de praticidade e, principalmente, de entender facilmente do que se trata aquele produto.

Busque ter informações que quebrem objeções e possíveis dúvidas do seu tipo de cliente. No entanto, para decisões que são mais difíceis de serem feitas no online, é importante reunir o máximo de informações possíveis.

No caso de roupas, por exemplo, tamanho, medidas, comprimento e tecido são essenciais! Por último, uma boa dica é olhar como a sua concorrência tem explorado as descrições dos produtos para que você possa se inspirar na hora de criar as suas. 

Preços adequados dos produtos

A última dica é de ouro: estabeleça sempre os preços certos para os seus produtos. Isso ajuda a evitar diversos problemas futuros.

Sendo assim, checar se os valores estão corretos impede qualquer tipo de constrangimento que seu cliente possa passar devido a sua falta de atenção.

Além disso, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o vendedor é obrigado a cumprir com todas as informações contidas em qualquer meio de publicidade do seu negócio. Então, se você oferecer um valor mais baixo, terá que arcar com isso!

Quais são as vantagens de ter um catálogo de produtos online?

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Existe uma série de vantagens em investir em um catálogo de produtos online. Vamos falar sobre algumas delas.

  • Aumenta a visibilidade dos seus produtos. O meio virtual permite que mais pessoas possam conhecer seus produtos sem precisar ir até a sua loja;
  • Facilita a divulgação da sua marca. Divulgar seu catálogo pelas redes sociais é muito simples e tem um retorno gigantesco, podendo aumentar a relevância da sua marca e aumentar vendas;
  • Redução de gastos com impressão. Um catálogo online também não demanda impressões nem gastos com papéis. Por ser virtual, o seu investimento vai se reduzir à criação do material e ao local onde ele vai ficar hospedado.

Como criar um catálogo de produtos online, afinal?

Criar um catálogo de produtos online pode ser uma tarefa muito simples. Basta escolher bem o site que irá hospedar esse material. 

Confira como a Uplaces pode te ajudar!

A Uplaces é um sistema de pedidos online que permite digitalizar suas vendas e centralizar o recebimento de pedidos em um só lugar. 

Sendo assim, a Uplaces permite que você crie um catálogo de produtos online, com preços, fotos, descrição, pedido mínimo, estoque e integração com meios de pagamento. É a partir dele que você vai poder divulgar e promover seus produtos pela internet!

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Conclusão

Nesse artigo você pode entender a importância de um catálogo de produtos online. Investir no virtual aumenta a visibilidade dos seus produtos e facilita a divulgação da sua marca!

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