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Ecommerce B2B: o que é e quais as vantagens que ele oferece

Saiba como o ecommerce B2B pode melhorar a experiência de compra dos seus consumidores, otimizar o tempo da equipe comercial e ampliar a força de vendas da sua empresa

Não é de hoje que vender produtos online é praticamente obrigatório para negócios B2C que querem crescer no mercado. Mas, com o digital ganhando cada vez mais força, esse fato também se tornou uma realidade nas relações entre empresas, fazendo o ecommerce B2B disparar nos últimos anos.

Para se ter uma ideia, somente em 2020, essa modalidade de vendas apresentou um crescimento de 73,88%. E mais: um estudo divulgado pela McKinsey mostrou que a participação do B2B no ecommerce aumentou mais de 60% depois da pandemia.

Os números reforçam que essa é uma tendência que veio para ficar. Justamente por isso, ela tem chamado a atenção de distribuidoras e indústrias que querem aproveitar as oportunidades que o ecommerce B2B pode trazer.

Mesmo com todo esse crescimento, vender pela internet ainda é um assunto que levanta dúvidas em quem quer ingressar nessa modalidade de negócio, especialmente quando o cliente final é outra empresa e não uma pessoa física.

Se esse é o seu caso, te convidamos a acompanhar o post de hoje até o final.

Ao longo dele, vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre ecommerce B2B, incluindo os benefícios que ele traz ao ampliar a força de vendas de distribuidoras e indústrias. Vamos começar?

 

O que é ecommerce B2B

Apesar de a palavra “e-commerce” ser bastante conhecida, sabemos que muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que, realmente, está por trás dela. Então vamos começar por aí!

De maneira bem objetiva, ecommerce é um termo em inglês que pode ser traduzido para o nosso idioma como “comércio eletrônico”.

Trata-se, portanto, de uma estratégia de vendas na qual todo o processo acontece no online, indo desde a escolha do produto até o pagamento.

No geral, essa modalidade de negócio se divide em alguns tipos diferentes, sendo o mais comum deles o ecommerce B2C – que é quando as vendas pela internet são feitas diretamente para o consumidor final.

Mas, sabemos que para além desse tipo de transação, existem também companhias que vendem diretamente para outras empresas. Essas são as chamadas empresas B2B, sigla que vem do tempo “Business to Business” e que pode ser traduzido como “Empresas para empresas”.

Quando empresas com este perfil vendem seus produtos ou serviços por meio de um canal online específico, esse modelo de negócio se enquadra no que chamamos de ecommerce B2B.

Ou seja: o ecommerce B2B pode ser entendido como a venda de bens ou serviços entre empresas por meio de um canal/plataforma de vendas online.

Ecommerce B2B

E por que ter um ecommerce B2B é tão importante nos dias de hoje?

Como dissemos anteriormente, o ecommerce B2B tem crescido significativamente nos últimos anos e não é por acaso.

Muito disso está relacionado à mudança de público, tendo em vista que, atualmente, mais de 70% da geração millenium, que cresceu junto com a tecnologia, está envolvida no processo de compra B2B.

E se a preferência da geração Y por comprar online já era um fato conhecido, com as restrições de contato impostas pela pandemia, a comodidade e agilidade trazidas pelo ecommerce se tornaram ainda mais evidentes (inclusive para as outras gerações).

Ou seja: se antes o ecommerce B2B se mostrava como uma forte tendência, hoje ele se tornou um caminho que não pode mais ser ignorado.

Muitas empresas já sacaram que se elas não acompanharem esse movimento, certamente ficarão para trás.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada pela empresa BigCommerce mostrou que de 500 companhias consultadas, cerca de 80% delas já trabalham com pedidos online. 

 

Quais os benefícios que o ecommerce B2B traz?

Agora que você entendeu que o ecommerce B2B veio para ficar, chegou a hora de mostrarmos por que essa modalidade de negócios tem atraído tantas indústrias e distribuidoras.

No geral, contar com um canal de vendas online permite, principalmente, que:

  • As empresas B2B disponibilizem os seus produtos 24 horas por dia, sete dias por semana, o que consequentemente melhora a experiência de compra do cliente;
  • Todos os pedidos de compra sejam centralizados em um único local, facilitando a gestão de vendas;
  • A atuação da equipe comercial seja otimizada. Afinal, quando o tempo gasto em interações por e-mail, whatsapp e telefone é reduzido, a força de vendas pode focar seus esforços no que mais importa: o atendimento ao cliente;
  • As empresas atuem em lugares que, geralmente, não fazem parte da rota comercial, ampliando a área de atuação delas;
  • Seja possível monitorar e ter maior visibilidade de todas as etapas dos pedidos, a partir da venda até a entrega da mercadoria para o cliente. A partir desse monitoramento, também fica mais fácil entender o comportamento de compras dos consumidores e, assim, apostar em estratégias mais assertivas.

 

Conheça o ecommerce B2B da Uplaces

Para além das vantagens listadas acima, existem outros benefícios que o ecommerce pode proporcionar para empresas B2B quando um bom sistema de pedidos online entra em jogo.

Prova disso é a plataforma Uplaces, um sistema de pedidos que foi desenvolvido para ajudar distribuidoras e indústrias em 4 etapas principais da jornada de vendas B2B: aquisição de clientes, vendas online, ações de Marketing e acompanhamento de resultados.

Na prática, isso significa que além de permitir que os usuários criem catálogos de produtos online e vendam seus produtos pela internet, a Uplaces também oferece outras funcionalidades, como:

  • Cadastro e análise de clientes;
  • Disparo de e-mail marketing e lançamento de promoções;
  • Integração com outros sistemas, como o CRM e o EPR;
  • Indicação e recomendações de produtos baseados no comportamento de compra dos seus clientes;
  • Recepção e direcionamento de pedidos por carteira de vendedor e muito mais.

A partir dessas e outras funções, a Uplaces já ajudou empresas B2B a reduzir em 80% os seus custos com pedidos, bem como 50% da taxa de perda de clientes.

Para ver na prática como nossa plataforma funciona, clique aqui e experimente gratuitamente o sistema de pedidos da Uplaces. 

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