ecommerce B2B

Ecommerce B2B: como começar um do zero

Tudo o que você precisa saber para implementar um ecommerce B2B e aumentar as vendas da sua empresa

O ecommerce B2B já é uma realidade para muitas empresas e tem tudo para continuar crescendo nos próximos anos. Para se ter uma ideia, a participação deste mercado no comércio eletrônico brasileiro aumentou 62% após a pandemia.

Em 2022, por sua vez, a expectativa é que o valor bruto do ecommerce B2B chegue a US$22.172 trilhões, segundo dados publicados pela Statista.  

Os números reforçam que, cada vez mais, as empresas da área B2B têm percebido que investir no digital é o caminho para aumentar as vendas e ganhar competitividade no mercado.

Se esse é o seu caso, então você chegou ao lugar certo. A partir de agora, vamos explicar tudo o que você precisa saber para implementar um ecommerce B2B e começar a vender pela internet.

Vamos começar?

ecommerce b2b
Banco de imagens: Freepik

Entendendo o que é o ecommerce B2B

Antes de iniciar no ecommerce B2B é fundamental que você entenda muito bem do que se trata essa modalidade de negócios. Por isso, vamos começar pelo básico, ok?

O ecommerce B2B pode ser entendido como a venda de bens ou serviços entre empresas por meio de um canal/plataforma de vendas online, que funciona a qualquer hora e pode ser acessada de qualquer lugar.

Como dissemos anteriormente, essa modalidade tem crescido bastante nos últimos anos, principalmente devido à transformação digital e o impacto dela no comportamento de compra da população. Só para constar, atualmente a compra online já é uma preferência de 74% dos consumidores brasileiros.

Vale dizer que, apesar de a pandemia da Covid-29 ter acelerado a adesão de muitas empresas ao ecommerce B2B, o comércio eletrônico B2B já apresentava números expressivos antes disso.

Em 2019, por exemplo, as vendas online entre empresas movimentaram R$ 2,39 tri no Brasil, registrando um crescimento de 17,1% em relação a 2018, de acordo com dados da E-Consulting.

 

Por que investir no ecommerce B2B?

Agora que você já entendeu o potencial do ecommerce B2B, talvez esteja se perguntando por que essa modalidade de negócio tem feito tanto sucesso, não é mesmo?

Bom, para que não restem dúvidas, listamos as principais vantagens que o comércio eletrônico traz para as empresas B2B e que, portanto, podem ser interessantes para o seu negócio também:

    • Fim das barreiras geográficas: ao vender produtos online, você pode aumentar o seu campo de atuação, comercializando seus produtos em locais/regiões onde a sua força de vendas normalmente não atua;
    • Atendimento 24h: as empresas que apostam no ecommerce B2B disponibilizem os seus produtos 24 horas por dia, sete dias por semana;
    • Melhora a gestão de vendas: ao contar com um canal exclusivo para vendas online, todos os pedidos da sua empresa ficarão centralizados em um único local, facilitando a gestão de vendas e otimizando o tempo da equipe;
  • Maior visibilidade do processo: com o ecommerce B2B é possível monitorar e ter maior visibilidade de todas as etapas dos pedidos, a partir da venda até a entrega da mercadoria para o cliente. 
  • Mais opções de pagamento: os canais online também oferecem diversas possibilidades de pagamento, tanto para o vendedor quanto para o comprador. Essa gama de alternativas na hora de pagar ajuda a satisfazer até mesmo os clientes mais exigentes;
  • Clientes satisfeitos: parte das vantagens proporcionada pelo ecommerce B2B tem como objetivo entregar uma boa experiência de compras aos consumidores. Por isso, essa modalidade de negócio também é sinônimo de clientes fidelizados, relações comerciais duradouras e maior volume de vendas.

 

Começando um ecommerce B2B em 3 passos

Após conferir as informações acima, é muito provável que a sua vontade de começar um ecommerce B2B do zero seja ainda maior. 

Se esse for o caso, saiba que chegamos ao momento mais importante deste artigo: o passo a passo de como tirar esse sonho do papel e começar a vender pela internet.

Vamos lá?

 

1.    Escolha uma boa plataforma

Contar com uma boa plataforma de ecommerce é, sem dúvidas, um dos primeiros passos para começar a vender produtos na internet com segurança.

A boa notícia é que já existem diferentes ferramentas voltadas para esse propósito, por meio das quais é possível cadastrar produtos, acompanhar pedidos, receber os pagamentos e muito mais.

No entanto, vale um lembrete: quando se trata de empresas B2B, a melhor alternativa é apostar em sistemas de pedidos online que foram desenvolvidos especificamente para atender às necessidades deste mercado e que contam com funcionalidades exclusivas.

Empresas como distribuidoras e indústrias, por exemplo, lidam com um grande volume de dados e precisam da solução certa para vencerem o desafio de atender de forma personalizada uma ampla carteira de clientes.

Com uma boa plataforma de ecommerce B2B em mãos, sua empresa poderá configurar políticas comerciais específicas por cliente, tabelas de preços, forma de pagamento, limite mínimo de pedido, descontos e muitas outras opções – tudo isso de maneira simples e intuitiva.

 

2.    Capriche no catálogo de produtos

Após escolher a plataforma, você já poderá criar o seu catálogo de produtos online. Nesta hora, é importante caprichar bastante e buscar a melhor forma de apresentar as mercadorias da sua empresa.

Veja algumas ações que podem ajudar:

  • Separe os produtos por categorias, para que o cliente saiba exatamente aonde ir quando for procurar um tipo de produto;
  • Use imagens de qualidade dos produtos. No online, o apelo visual é um elemento fundamental;
  • Construa descrições objetivas, que foque nos pontos mais relevantes dos seus produtos;
  • Redobre a atenção na hora de estabelecer os preços, a fim de evitar problemas futuros. 

 

3.    Divulgue a plataforma

Assim que o seu catálogo estiver pronto, será o momento de colocar o ecommerce B2B para rodar. Ou seja: você já poderá avisar os clientes sobre o seu novo canal de vendas!

A divulgação da plataforma pode ser feita por diversos canais, como whatsapp, e-mail e redes sociais.

E lembre-se: toda a equipe de vendas deve estar muito bem preparada para tirar eventuais dúvidas que possam surgir quando os clientes começarem a acessar a plataforma. 

 

Conheça a plataforma de ecommerce B2B da Uplaces

Como você viu até aqui, a escolha de uma plataforma de ecommerce B2B é uma etapa crucial para quem deseja aproveitar todas as vantagens do comércio eletrônico.  

Neste contexto, o sistema de pedidos online e E-commerce B2B da Uplaces se destaca como uma ferramenta que foi pensado exclusivamente para atender às necessidades de indústrias e distribuidoras.

Com a plataforma da Uplaces, empresas destes segmentos podem promover seus produtos pela internet, por meio do catálogo de produtos online, além de venderem mais atuando em horários e lugares em que a equipe comercial não atua. 

Acesse o site para saber mais e solicitar um teste grátis!

 

Compartilhe nas suas redes sociais
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Falta pouco para você se tornar um parceiro UPlaces!

Informe os dados abaixo para que possamos entender melhor o seu ramo de atuação e possibilidade de se tornar nosso parceiro.

Abrir whatsapp
Estamos online