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5 dicas para a sua distribuidora começar a vender pela internet

Contar com um sistema de pedidos online e pensar em estratégias de marketing estão entre as ações recomendadas para quem quer ter sucesso ao vender pela internet

Já se foi o tempo em que vender pela internet era algo desejado (e altamente recomendado) apenas pelo mercado B2C. Hoje, cada vez mais empresas do segmento B2B também querem se aventurar no comércio digital e, assim, ganhar mais competitividade.

Os números não deixam dúvidas sobre essa nova realidade e a importância dela. Segundo um estudo divulgado pela McKinsey, por exemplo, a participação total do comércio eletrônico nas empresas B2B brasileiras aumentou em 62% após a pandemia da Covid-19.

E ao que tudo indica, esse é um caminho sem volta…

Isso porque uma segunda pesquisa conduzida pela mesma consultoria revelou que apenas 20% dos compradores B2B querem retornar aos atendimentos presenciais – mesmo em setores que tradicionalmente mantêm esse modelo.

Com ou sem pandemia, o fato é que o Ecommerce B2B veio para ficar. Se a sua distribuidora não quer ficar de fora desta tendência, confira as dicas que preparamos para que você também comece a vender produtos online.

Vender pela internet
Crédito: Banco de Imagem Freepik.

1.    Escolha uma boa plataforma de ecommerce B2B

Sem dúvidas, o primeiro passo para começar a vender pela internet é contar com uma ferramenta capaz de lhe auxiliar nesta jornada.

Um bom exemplo disso são os sistemas de pedidos online, solução que permite a digitalização das vendas, ao mesmo tempo em que centraliza os pedidos em um único lugar.

Com o sistema de pedidos e Ecommerce B2B certo em mãos, ficará mais fácil para a sua distribuidora criar um catálogo de produtos online, com fotos, descrição completa, pedido mínimo, número disponível no estoque e preços.

A grande vantagem em fazer isso é a possibilidade de vender os seus produtos 24 horas por dia, sete dias por semana, bem como ampliar o seu campo de atuação e vender em lugares que a sua equipe comercial normalmente não atua, já que não existem limites geográficos no online.

 

2.    Aproveite as ferramentas de Marketing

Atualmente, é praticamente impossível falar sobre vender pela internet sem considerar as estratégias de Marketing capazes de ampliar o potencial da sua distribuidora na hora de vender pela internet.

Uma forma de colocar isso em prática é criando conteúdos relevantes, que esclareçam as dúvidas e chamem a atenção do seu cliente.

Esses conteúdos, por sua vez, podem ser divulgados em diferentes canais – como, por exemplo, as redes sociais ou, então, o e-mail Marketing.

Aliás, vale lembrar que estar presente em outras plataformas além da sua loja online é algo que fará toda a diferença. 

Nos dias atuais, ter uma conta no Instagram, Facebook e outras redes sociais é uma prática fundamental para as empresas que buscam criar uma relação mais próxima com o consumidor.

O fato é que, cada vez mais, as áreas de Marketing e Vendas trabalharão lado a lado para alcançar resultados cada vez maiores.

Não por acaso, já é possível encontrar sistemas de pedidos online que contem com ferramentas de Marketing integradas, capazes de auxiliar na comunicação com o cliente e na divulgação de lançamentos, promoções, entre outras ações.

 

3.    Saiba como o seu cliente se comporta

Um dos principais benefícios que a tecnologia trouxe é a possibilidade de coletar um grande volume de dados.

Na área Comercial, em específico, isso significa ter em mãos informações valiosas sobre o comportamento de compras do seu cliente.

E por que isso é tão importante para quem quer começar a vender pela internet?

Bom, com a ajuda dos dados, a sua distribuidora conseguirá compreender a fundo o comportamento de compras do seu consumidor. 

Isso abre portas para que você faça recomendações baseadas no histórico de pedidos de cada cliente ou crie estratégias de Marketing ainda mais assertivas.

 

4.    Ofereça uma boa experiência de compras

O crescimento do Ecommerce B2B, por si só, já anda de mãos dadas com outra tendência: a de proporcionar uma experiência de compra cada vez melhor.

Isso porque, ao vender pela internet, você proporciona mais agilidade e comodidade aos seus clientes – dois elementos que certamente contribuem para uma experiência mais positiva.

Porém, não para por aí. A experiência do cliente deve envolver todos os pontos de interação que ele tem com a sua distribuidora, o que inclui questões como:

  • Atendimento eficiente e personalizado;
  • Oferta de produtos e serviços de qualidade;
  • Facilidade na interação com a empresa e compra de produtos;
  • Entregas dentro do prazo informado, entre outras.

 

5.    Comece agora mesmo

Apesar de essa ser a última dica da nossa lista, ela é provavelmente uma das mais importantes: mesmo que você pense que ainda não está preparado, é fundamental dar o primeiro passo para começar a aproveitar as oportunidades que vender pela internet pode trazer ao seu negócio.

Como dissemos no começo deste post, o ecommerce B2B é uma tendência que veio para ficar. Por isso, as empresas que não se adequarem às novas necessidades de compra do mercado, correm o risco de ficarem para trás.

Para se ter uma ideia, atualmente, mais de 70% da geração millenium, que cresceu junto com a tecnologia, está envolvida no processo de compra B2B.

Logo, contar com um catálogo de produtos online é sinônimo de sair na frente e começar a atender a demanda deste grupo, aumentando ainda mais o alcance de vendas da sua empresa.

Por isso, nada de deixar para depois!

 

Como a Uplaces pode te ajudar?

A Uplaces é um sistema de pedidos e Ecommerce B2B que foi desenvolvido para ajudar distribuidoras e indústrias em quatro etapas principais da jornada de vendas B2B: aquisição de clientes, vendas online, ações de Marketing e acompanhamento de resultados.

Além de permitir a centralização de pedidos em um único lugar e que os usuários vendam seus produtos pela internet, a Uplaces também oferece outras funcionalidades, como:

  • Cadastro e análise de clientes;
  • Disparo de e-mail marketing e lançamento de promoções;
  • Integração com outros sistemas, como o CRM e o EPR;
  • Indicação e recomendações de produtos baseados no comportamento de compra dos seus clientes;
  • Recepção e direcionamento de pedidos por carteira de vendedor e muito mais.

A Uplaces conhece bem o desafio de lidar e atender de forma personalizada uma ampla carteira de clientes. Quer saber como nossa plataforma funciona na prática e pode te ajudar a vender pela internet? Clique aqui e inicie o teste grátis agora mesmo!  

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