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Acompanhamento de Pedidos: Saiba como otimizar o processo

O processo de chegada de um pedido até o seu consumidor final é extremamente importante para medir a qualidade do serviço prestado por uma empresa. Dessa forma, o acompanhamento de pedidos é uma peça chave para isso.

Apesar de muitas empresas ainda não se preocuparem com o acompanhamento de pedidos, ele continua sendo essencial. E se você quer saber mais sobre como ele é importante, está no texto certo.

Ao longo desse artigo iremos não só falar da importância desse processo, mas também quais são as formas mais comuns de fazer esse acompanhamento, como ele funciona e todas as vantagens de investir em um sistema de acompanhamento de pedidos. Boa leitura!

Saiba fazer o acompanhamento de pedidos da sua empresa.

A importância do acompanhamento de pedidos  

O acompanhamento do pedido é um procedimento muito importante porque permite ao gestor adequar o processo produtivo à entrega dos produtos obtidos.

Dessa forma, trata-se de um processo essencial, também, para a gestão do tempo e dos custos empresariais por meio da previsão do recebimento.

Quais são as formas mais comuns de fazer o acompanhamento de pedidos? 

As formas mais comuns de fazer o acompanhamento de pedidos são por meio do whatsapp, e-mail, SMS e notificações do próprio aplicativo da empresa. Vamos falar um pouco sobre cada uma dessas formas.

WhatsApp 

O WhatsApp é uma das plataformas de comunicação mais utilizadas pelos brasileiros e costuma ser uma opção comum para o acompanhamento de pedidos.

Além disso, garante uma maior personalização, que reflete em um aumento de proximidade entre marca-cliente.

O WhatsApp permite, por exemplo, criar respostas automáticas, enviar notificações e manter seu cliente atualizado em tempo real.Além disso, você também pode usar essa rede para tirar dúvidas sobre os pedidos.

E-mail

O fluxo de comunicação por e-mail é extremamente comum e eficaz. Cada e-mail novo se trata de uma nova etapa do pedido, desde a análise do pedido, passando pela confirmação de compra, status de entrega do produto e recebimento da mercadoria. 

Trata-se de um canal muito utilizado durante o pós-venda também.

SMS

A notificação por mensagem SMS também é outra opção cada vez mais comum devido à  popularização do celular.

Trata-se de um meio bastante direto de empresas informarem ao público o status de entrega do pedido.O SMS pode ser usado como um canal de informações instantâneas.

Notificações push

Esse é o caso que funciona muito bem para empresas que possuem o seu próprio aplicativo. Esse é um bom exemplo de serviço de entrega de comida.

Ao fazer um pedido de comida, o cliente vai receber notificações no seu celular sobre o andamento do pedido através do próprio aplicativo até chegar em casa. Isso significa dizer que você está recebendo essas informações por push. 

É um modo versátil e que tem ganhado cada vez mais espaço dentro das estratégias de comunicação de empresas. 

Como otimizar o acompanhamento de pedidos do seu negócio?

Para se ter um acompanhamento de pedido otimizado, você deve levar em conta alguns fatores como, por exemplo:

  • Planejamento e controle de execução;
  • Checklist para conferir o pedido;
  • Notificação do cliente sobre cada etapa do processo;
  • Acompanhamento dos indicadores-chave de desempenho;
  • Uso da tecnologia, através de automações.

Por que automatizar o acompanhamento de pedidos? 

Sistema de pedidos e E-commerce B2B - Uplaces
Sistema de pedidos e E-commerce B2B – Uplaces

Automatizar o acompanhamento de pedidos é uma forma ideal de usar a tecnologia para otimizar o processo.Isso acontece por 2 motivos muito importantes:

  • Padroniza as informações dos pedidos;
  • Evita erros e cancelamentos.

Padroniza as informações dos pedidos

Seguir padrões é essencial para se ter mais organização no acompanhamento de pedidos, Quando as informações são padronizadas, isso facilita o processo de preparo e separação dos pedidos.

Evita erros e cancelamentos

O autoatendimento que o acompanhamento de pedidos automatizado oferece, por sua vez, dá mais liberdade aos clientes, por exemplo. 

Ao mesmo tempo, como são eles mesmo que escolhem, isso reduz e muito a quantidade de erros e de cancelamentos, já que eles sabem exatamente o que querem.

Como funciona um sistema de acompanhamento de pedidos?

Um bom sistema de acompanhamento de pedidos auxilia em todo o fluxo de trabalho. Dessa forma, esse sistema leva em conta elementos, como, por exemplo, o ciclo do pedido e suas possíveis variações.

Um sistema de acompanhamento de pedidos consegue entender o ciclo, permitindo uma maior compreensão acerca dos prazos e estágios das entregas de mercadorias.

Além disso, o sistema de acompanhamento de pedidos também compreende as principais causas de variabilidade do ciclo, de forma a ampliar a eficiência do setor.

Por que investir em um sistema de acompanhamento de pedidos?

Sistema de pedidos e E-commerce B2B - Uplaces
Sistema de pedidos e E-commerce B2B – Uplaces

Existem diversos motivos para se investir em um sistema de acompanhamento de pedidos. Alguns deles são:

  • Atendimento ao cliente mais profissional e integrado: um sistema de acompanhamento de pedidos de qualidade armazena e fornece informações de forma mais rápida e, dessa forma, melhora o atendimento ao cliente.
  • Automação total do processo de vendas: um sistema de acompanhamento de pedidos também permite automatizar todas as etapas, como, por exemplo, o processo de vendas. Sendo assim, sua equipe ganha tempo para executar funções mais estratégicas;
  • Melhorar e otimizar a comunicação interna: um bom sistema de acompanhamento de pedidos integra bem o pedido, a verificação e o estoque para que se reduza os ruídos de comunicação interna. Além disso, permite a troca de informações em tempo real;
  • Escalabilidade: por fim, um sistema de acompanhamento de pedidos aumenta o potencial de crescimento da empresa ao reduzir as tarefas manuais como um todo.

Como escolher o sistema de acompanhamento de pedidos ideal para o seu negócio?

Para escolher um sistema de acompanhamento de pedidos ideal para o seu negócio, você deve levar em conta fatores como custo, implementação e metas.

Uma das opções de sistema de pedidos que também tem um sistema de acompanhamento de pedidos de qualidade é a Uplaces.

Nele, os clientes acompanham de forma online o andamento dos pedidos, sendo notificados por e-mail ou aplicativo a cada mudança de status.

Saiba fazer o acompanhamento de pedidos da sua empresa!

Conclusão

O acompanhamento de pedidos é uma etapa primordial para o controle operacional e produtivo da empresa. Nesse texto, você pode entender mais sobre o acompanhamento de pedidos e como sua utilização pode ajudar sua empresa!

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