Sistema de pedidos online

Como um sistema de pedidos online pode ajudar a sua empresa?

A centralização de pedidos em um único lugar e a possibilidade de vender 24h por dia, sete dias por semana, estão entre as vantagens que um sistema de pedidos online traz para indústrias e distribuidoras

Com as compras pela internet ganhando cada vez mais espaço, inclusive entre os consumidores do mercado B2B, muitas empresas perceberam que ter um sistema de pedidos online era a peça que faltava para fazer suas vendas decolarem.

Especialmente para distribuidoras e indústrias, a possibilidade de ofertar produtos no online, por meio de uma plataforma que atenda as particularidades deste setor, tem trazido vantagens significativas para a gestão estratégica de vendas.

Se você ainda não conhece todos os benefícios de um sistema de pedidos online e como ele pode ajudar a sua empresa a vender mais, então o artigo de hoje é para você.

A partir de agora, vamos explicar como a digitalização de pedidos funciona e por que essa estratégia tem feito tanto sucesso. Vem com a gente!

O que é um sistema de pedidos online?

Um sistema de pedidos online é uma ferramenta que permite a digitalização das vendas, bem como a centralização de pedidos em um único lugar.

No geral, essa solução tem como objetivo auxiliar na otimização de diversos processos, melhorando a gestão de vendas como um todo e aumentando a lucratividade dos negócios.

Para muitas empresas, os sistemas de pedidos online trazem a oportunidade que faltava para elas entrarem de vez no ecommerce B2B – modalidade na qual todo o processo de vendas de uma empresa para outra acontece no online, indo desde a escolha do produto até o pagamento.

Sistema de Pedidos Online
Sistema de pedidos online | Crédito: Freepik

Por que ter um sistema de pedidos online é importante?

Como dissemos no começo do post, as compras pela internet têm aumentando muito nos últimos anos. Somente em 2020, o faturamento do e-commerce cresceu 41%, somando mais de 194 milhões de pedidos feitos pelos consumidores brasileiros.

E se engana quem pensa que essa lógica se aplica somente ao mercado B2C (business to consumer), viu?

Com mais de 70% da geração millenium (que cresceu junto com a tecnologia) envolvida no processo de compra B2B, a preferência por comprar online também passou a ser uma realidade na relação entre empresas.

Ou seja: contar com um sistema para pedidos online, que permite a digitalização das vendas, se tornou um fator de competitividade que já não pode mais ser ignorado.

Além de atender a uma demanda crescente do mercado, essa ferramenta também abre um amplo leque de facilidades para indústrias e distribuidoras que decidem apostar neste modelo. Na sequência, vamos falar mais sobre elas.

4 vantagens de ter um sistema de pedidos online

Até aqui, nós demos pequenos spoilers sobre o que um sistema de pedidos online pode fazer pela sua empresa.

Mas, para não restar dúvidas, agora chegou a hora de você conhecer todas as vantagens por traz desta solução:

  1. Centralização de pedidos

Quando os pedidos chegam por diferentes canais, como e-mail, whatsapp ou telefone, a gestão estratégica de vendas fica comprometida.

Ao contar com um bom sistema de pedidos isso deixa de ser um problema, já que todas as solicitações poderão ser feitas em um único canal, por meio de um catálogo de produtos online que os seus clientes terão acesso.

Além de evitar possíveis erros, essa facilidade também proporciona economia de tempo, pois já não será preciso redigir todos os pedidos ao final do dia.

Dessa forma, a força de vendas fica livre para focar no que realmente importa: o atendimento ao cliente.

  1. Flexibilidade no atendimento

Uma das principais vantagens que o ecommerce B2B trouxe é a possibilidade das empresas atuarem em horários e lugares nos quais, geralmente, a equipe comercial não atua.

Sendo ainda mais objetivo: ao contar com um canal de vendas online, os seus produtos ficarão disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semanas, em qualquer lugar do Brasil.

Vai me dizer que esse não é o sonho de qualquer empresa?

Isso traz mais flexibilidade para que os seus clientes comprem no momento que for mais fácil para eles, seja por meio do computador, tablet ou celular.

  1. Otimização do acompanhamento de pedidos

A falta de visibilidade, controle e alta taxa de retrabalho nos processos de pedidos são alguns dos problemas enfrentados pelas empresas que ainda não utilizam um sistema de pedidos online.

Com o auxilio de um bom software de gestão de pedidos é possível monitorar e ter maior visibilidade de todas as etapas da venda, incluindo a entrega da mercadoria para o cliente.

Além disso, também é possível oferecer essa mesma facilidade aos seus clientes, que conseguirão acompanhar o andamento dos pedidos de forma online, sendo notificados por e-mail ou aplicativo a cada mudança de status.

  1. Entendimento amplo sobre o comportamento do consumidor

Ao ter uma visibilidade completa de todas as etapas de vendas, será mais fácil entender o comportamento de compras dos seus clientes.

Isso significa ter dados muito valiosos em mãos, que possibilitam a tomada de decisões e desenvolvimento de estratégias mais assertivas.

Você poderá, por exemplo, recomendar produtos baseados no comportamento, histórico e segmento de compra de cada cliente ou, então, lançar promoções e descontos mais direcionados.

Ao permitir a “manutenção” de clientes ativos e inativos, todas essas ações proporcionam uma experiência de atendimento muito mais positiva, aumentando a fidelização.

Conheça o Sistema de Pedidos Online da Uplaces

A Uplaces é um sistema de pedidos online que foi desenvolvido especificamente para ajudar distribuidoras e indústrias em quatro etapas principais da jornada de vendas B2B:

  • Aquisição de clientes;
  • Vendas online;
  • Ações de Marketing;
  • E acompanhamento de resultados.

Além de cobrir todas as vantagens apresentadas até aqui, a plataforma Uplaces também oferece outras funcionalidades, como a integração com sistemas ERP E CRM, cadastro e análise de clientes, disparo de e-mail marketing e muito mais.

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