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Como o ecommerce B2B pode ajudar a sua equipe a vender mais?

Atendimento 24 horas, fim das barreiras geográficas e acesso a dados valiosos estão entre as vantagens proporcionadas pelo ecommerce B2B

Se há poucos anos o comércio eletrônico era dominado pelo mercado B2C, hoje esse cenário já está um pouco diferente: cada vez mais, cresce o número de empresas que apostam no ecommerce B2B como uma forma de alavancar ainda mais os seus negócios.

Para se ter uma ideia do potencial de expansão do ecommerce B2B, uma pesquisa da Agileintel Research, publicada pelo Statista, prevê que o valor bruto deste tipo de comércio chegue a US$22.172 trilhões em 2022 – um salto significativo se comparado com o valor de US$18.400 trilhões registrado em 2021.

O fato é que, em um mundo em que comprar e vender pela internet já é algo que está mais do que consolidado, contar com um ecommerce B2B é o caminho para se manter competitivo no mercado e atender a demanda de um público que busca por mais comodidade e agilidade na hora de consumir.

Se a sua empresa ainda não possui um canal de vendas online, mas quer aproveitar todas as vantagens que essa tendência pode trazer, vem com a gente. A partir de agora, vamos contar tudo o que você precisa saber sobre o universo do ecommerce B2B.

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Banco de Imagem: Freepik.

O que é o ecommerce B2B?

Apesar de o termo “e-commerce” ser bastante conhecido, ele ainda pode gerar confusão em algumas pessoas, principalmente porque existem diferentes tipos de comércio eletrônico.

Conforme explicamos anteriormente aqui no Blog da Uplaces, o grande diferencial desta estratégia de vendas é que todo o processo comercial acontece no online, indo desde a escolha do produto até o pagamento.

No entanto, essa venda online pode acontecer entre diferentes públicos e é aí que entra a divisão dos tipos de e-commerce.

O ecommerce B2C, por exemplo, é quando a venda de produtos pela internet é feita entre uma empresa (pessoa jurídica) e o consumidor final (pessoa física). Um clássico deste segmento são as lojas de roupas e calçados que possuem sites ou aplicativos nos quais é possível realizar pedidos online.

Já o ecommerce B2B, que é o foco deste artigo, diz respeito às transações comerciais que acontecem de empresa para empresa por meio de um canal de vendas online. Como exemplo, podemos citar as distribuidoras de bebidas que vendem para grandes supermercados.

No geral, as empresas que possuem um ecommerce B2B trabalham com um grande volume de itens e podem, inclusive, exigir uma quantidade mínima de produtos ou um valor mínimo por pedido.

 

Vendendo mais com o ecommerce B2B

Um dos motivos pelos quais tantas empresas apostam no ecommerce B2B atualmente é o potencial que esse modelo tem em alavancar as vendas. Isso se dá por diferentes razões, mas um dos primeiros pontos a serem considerados aqui é a mudança no comportamento de compra do consumidor.

No ano passado, uma pesquisa realizada pela ConQuist Consultoria confirmou que 71% dos brasileiros preferem comprar online, especialmente após a pandemia da Covid-19.

Essa preferência, diga-se de passagem, é um fato ainda mais consolidado entre a geração Y. Também conhecida como Millennials ou geração da internet, ela é composta por pessoas que nasceram entre os anos 80 e início dos anos 90 – ou seja, verdadeiros nativos digitais.

Estima-se que, atualmente, mais de 70% da geração millenium, que cresceu junto com a tecnologia, está envolvida no processo de compra B2B. Logo, para quem atua no mercado B2B, oferecer canais de vendas online é uma excelente forma de agradar esse público e conquistar novos clientes.

Mas não para por aí. Veja, abaixo, outras três formas com que o ecommerce B2B vem ajudando empresas de diferentes setores a alavancarem suas vendas:

 

1. Expansão geográfica

Não existe limite geográfico no virtual. Isso significa que, com a ajuda da web, é possível vender para pessoas e empresas de praticamente qualquer lugar.

Ao contar com um canal de vendas online, portanto, sua companhia poderá atender empresas que estão em locais em que a sua equipe comercial geralmente não atua, aumentando significativamente o potencial de fechar novos negócios.

2. Atendimento 24h

Complementando o tópico anterior, outra grande vantagem que o ecommerce B2B traz é a possibilidade de manter um canal de vendas ativo 24 horas por dia, sete dias por semana.

Esse é um fato que proporciona bastante autonomia e comodidade, já que os consumidores poderão realizar as compras em qualquer dia e horário, sem que você precise, obrigatoriamente, ter vendedores disponíveis para atendê-los em tempo real.

3. Levantamento e análise de dados

Quando você possui uma boa plataforma de ecommerce B2B, fica muito mais fácil levantar informações relevantes para a sua estratégia de vendas. Isso inclui dados sobre os produtos mais buscados, horários de picos de acessos, períodos do ano com maior movimento e muito mais.

A grande vantagem de contar com informações confiáveis sobre o comportamento de compra do consumidor é que isso facilita a tomada de decisões assertivas, baseadas em informações confiáveis, e a elaboração de novas estratégias.

É possível, por exemplo, fazer sugestões de pedidos e criar campanhas de Marketing específicas, considerando alguns aspectos como frequência de compras, produtos relacionados, estimativa de estoque e análise de consumo.

Os cupons de descontos e os preços diferenciados também são pontos que contam a favor da modalidade.

 

Como montar um ecommerce B2B?

Se você já se convenceu de que vender produtos na internet é uma ótima opção para a sua empresa, saiba que o primeiro passo para colocar esse plano em prática é ter uma boa plataforma de ecommerce.

Atualmente, existem diferentes ferramentas voltadas para quem trabalha com comércio eletrônico, por meio das quais é possível cadastrar produtos, acompanhar pedidos, receber os pagamentos e muito mais.

No entanto, quando se trata de empresas B2B, a melhor alternativa é apostar em sistemas que foram desenvolvidos especificamente para este mercado.

O sistema de pedidos online e ecommerce B2B da Uplaces, por exemplo, foi pensado exclusivamente para ajudar distribuidoras e indústrias que lidam com um grande volume de dados.

Além de cobrir todas as vantagens apresentadas até aqui, a plataforma Uplaces também oferece outras funcionalidades, como a integração com sistemas ERP E CRM, cadastro e análise de clientes, disparo de e-mail marketing e muito mais.

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