Controle de vendas e estoque

Descubra como melhorar o controle de vendas e estoque da sua distribuidora

Veja como a tecnologia pode otimizar o seu controle de vendas e estoque e, consequentemente, potencializar o seu negócio

Ter um bom controle de vendas e estoque é uma premissa básica para as distribuidoras que querem ser bem sucedidas no mercado. Afinal, quando se lida com um grande volume de pedidos, essa é uma etapa necessária para que a saúde financeira da empresa esteja sempre em dia.

Ainda que seja uma prática indispensável, muitas distribuidoras têm dúvidas sobre como realizar o controle de estoque e vendas de forma efetiva.

Se esse é o seu caso, fique tranquilo. No post de hoje, daremos algumas dicas valiosas, que certamente vão lhe ajudar nesta missão e impulsionarão ainda mais o seu negócio.

Boa leitura!   

Controle de Vendas e estoque
Banco de Imagem Freepik

Por que o controle de vendas e estoque é tão importante?

Antes de mostrar o que a sua distribuidora precisa fazer para melhorar o controle de vendas e estoque, precisamos lhe contar o porquê desta prática ser tão importante para as empresas.

Em primeiro lugar, você deve ter em mente que o controle de vendas, como o próprio nome sugere, é uma estratégia que tem como objetivo otimizar a organização dos fluxos relacionados ao processo comercial.

É a partir de um controle de vendas bem estruturado, por exemplo, que as empresas conseguem avaliar o desempenho do negócio, realizar projeções a longo prazo ou identificar pontos de melhoria.

Quando essa estratégia é negligenciada, há grandes chances de que o processo de vendas não evolua de forma significativa ou, ainda, traga gastos desnecessários para a empresa.

O controle de estoque, por sua vez, visa garantir que a quantidade certa de produtos esteja disponível para comercialização. Desta forma, garante-se que a empresa possa atender à demanda dos clientes com agilidade e eficiência.

Para ser bem sucedido, o controle de estoque requer dados de compras e de novos pedidos, entre outras informações. É por isso que o controle de vendas e estoque deve caminhar em conjunto.

Por fim, vale dizer que quando ambas as estratégias são colocadas em prática, elas também ajudam a garantir uma experiência de compra ainda melhor para os clientes.

4 dicas para melhorar o seu controle de vendas e estoque

Agora que você já está por dentro dos conceitos de controle de vendas e estoque e a importância deles para o sucesso da sua distribuidora, chegou o momento de saber quais medidas podem ser adotadas para torná-los ainda melhor. Vamos lá?

1.    Registre os dados de todas as suas vendas

Essa é uma premissa básica para qualquer empresa que almeja realizar um bom controle de vendas: ter o registro de todas as transações comerciais, incluindo os dados de produtos vendidos, preço unitário, forma de pagamento e informações do cliente.

Com todas essas métricas em mãos, será muito mais fácil identificar, por exemplo, quais são os produtos mais vendidos e, assim, aperfeiçoar seu planejamento de compras e estoque.

2.    Centralize os pedidos em um único lugar

A melhor forma de facilitar o registro das vendas é centralizando os pedidos em um único lugar. Afinal, quando eles chegam por diferentes canais, como whatsapp, telefone e e-mail, há grandes chances de que alguma informação se perca ao longo do caminho, dificultando a gestão comercial.

Atualmente, é possível encontrar ferramentas que cumprem exatamente com este propósito, como o sistema de pedidos online. Trata-se de uma solução que permite a digitalização das vendas, bem como a centralização de pedidos em um único lugar.  

Em resumo, o sistema de pedidos ajuda a otimizar diversos processos comerciais, o que melhora a gestão de vendas como um todo, traz economia de tempo para a força de vendas e aumenta a lucratividade dos negócios.

3.    Acompanhe os indicadores de perto

Como dissemos anteriormente, quando você registra todas as informações de vendas da sua distribuidora, fica mais fácil saber quais são os produtos mais vendidos e, consequentemente, aperfeiçoar seu planejamento de estoque.

Esse é o pontapé inicial para uma boa gestão de vendas e estoque, mas é importante lembrar que essa estratégia precisa de atenção constante.

Por isso, lembre-se sempre de cruzar informações para identificar qual é a demanda de compra de determinados produtos e evitar prejuízos com mercadorias paradas em estoque, entre outras questões.

Vale lembrar que alguns sistemas de pedidos online permitem a integração com sistemas ERP, permitindo o controle dos dados em tempo real e facilitando e muito o controle de estoque e vendas das empresas.

4.    Conheça profundamente os seus clientes

Outra possibilidade que o registro das vendas traz é a de que as empresas criem uma espécie de banco de dados dos clientes e tenham todos os passos de compra delas mapeados.

Além de contribuir com a gestão de vendas e estoque, essa prática abre portas para que a sua distribuidora ofereça um atendimento personalizado e pense em estratégias comerciais e de Marketing diferenciadas, baseadas no comportamento do consumidor.

A tecnologia a favor da sua distribuidora

Como você já deve ter reparado, as quatro dicas listadas acima possuem um denominador comum: a adoção da tecnologia.

Não é por acaso: nos últimos anos ficou mais do que provado que o uso de soluções tecnológicas é capaz de solucionar problemas tradicionais e colocar as empresas em vantagem estratégica sobre a concorrência.

Portanto, se a sua empresa ainda não utiliza a tecnologia a favor do seu negócio, é importante começar a olhar para as inúmeras facilidades que elas podem proporcionar (especialmente no que diz respeito ao controle de vendas e estoque).

Como dissemos anteriormente, uma das soluções que têm se destacado nesta frente são os sistemas de pedidos online, ferramenta capaz de automatizar diferentes etapas do processo comercial e centralizar as informações em um único lugar.

O sistema de pedidos online da Uplaces, por exemplo, foi desenvolvido exclusivamente para atender as necessidades das distribuidoras nesta frente ao reunir funcionalidades, como:

  • Catálogo de produtos online;
  •  Cadastro e análise de clientes;
  • Disparo de e-mail marketing e lançamento de promoções;
  • Integração com outros sistemas, como o CRM e o EPR;
  • Indicação e recomendações de produtos baseados no comportamento de compra dos seus clientes;
  • Recepção e direcionamento de pedidos por carteira de vendedor.

Quer saber como nossa solução pode melhorar o controle de vendas e estoque da sua empresa? Clique aqui e realize o teste grátis agora mesmo!

Compartilhe nas suas redes sociais
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Falta pouco para você se tornar um parceiro UPlaces!

Informe os dados abaixo para que possamos entender melhor o seu ramo de atuação e possibilidade de se tornar nosso parceiro.

Abrir whatsapp
Estamos online