software gestao empresarial

O que é um software de gestão empresarial? Confira aqui!

O contexto tecnológico que vivemos faz com que cada vez mais nós busquemos formas de facilitar o gerenciamento de tarefas através das ferramentas. No caso da gestão empresarial, essa também é uma forte tendência. 

Se você trabalha com vendas e, principalmente, vendas online, investir em um software de gestão empresarial é um grande diferencial para a otimização dos processos empresariais. 

Mas se você ainda não sabe como esse tipo de sistema funciona, fique tranquilo, pois vamos te ajudar com isso!

Ao longo do texto iremos não só explicar mais sobre o conceito de software de gestão empresarial, como também iremos te falar todas as funcionalidades dessa ferramenta e te ajudar a escolher uma de qualidade. Boa leitura!

Descubra como a Uplaces pode ajudar sua empresa a alavancar as vendas!

O que é um software de gestão empresarial?

Um software de gestão empresarial nada mais é do que um sistema integrado de informações empresariais que reúne todos os dados de processos operacionais, administrativos e gerenciais de uma empresa.

Como dito, o seu objetivo é automatizar e agilizar os processos dentro de uma organização, para que assim, seja possível reduzir o tempo da produção e das decisões empresariais, ao mesmo tempo que oferece uma economia de recursos.

Um dos tipos de modelo de software de gestão empresarial é justamente o ERP  (Enterprises Resource Planning), que significa em português ‘planejamento de recursos empresariais’.

Os ERPs se configuram com sistemas de gestão responsáveis por organizar as operações cotidianas de uma empresa.

O que faz um software de gestão empresarial? 8 Funções

funcoes software gestao empresarial

Agora que você entendeu o conceito de um software de gestão empresarial, está na hora de conhecer toda as funcionalidades práticas que esse sistema pode oferecer.

Centralização em um só lugar todos os dados da empresa

Em primeiro lugar, um software de gestão empresarial, pela sua própria natureza, permite que a empresa reúna todos os seus dados em um só lugar.

 Isso é muito importante pois todos os dias muitas informações são produzidas e, ao tê-las centralizadas, o controle de todos os dados fica muito mais fácil. Quando não há integração deles e são armazenados em diferentes locais, é comum que eles sejam perdidos.

Divisão de funções em módulos

Embora esse sistema seja responsável pela centralização dos dados, ele consegue também dividir as principais funções e respectivas áreas a partir de módulos.

Sendo assim, as informações não ficam espalhadas dentro do programa e seu acesso é bastante simples. 

Os menus separam as tarefas e informações de cada departamento, desde o RH até as vendas, o que vai facilitar muito quando se está procurando por algo específico. 

Automatização eficiente das tarefas

A principal vantagem de um software de gestão empresarial é exatamente a sua capacidade de automatizar, de modo eficiente, as tarefas empresariais.

Sendo assim, o sistema é quem vai ficar responsável por realizar toda e qualquer função repetitiva que, sendo feita de forma manual, toma muito mais tempo. 

Essas tarefas envolvem atividades como preenchimento de formulários, envio de documentos, administração da folha de pagamento e até mesmo a emissão de notas fiscais e boletos, por exemplo.

Como consequência, os funcionários deixam de realizar operações que não precisam ser realizadas por eles passam a se ocupar com tarefas mais estratégicas que terão impacto no sucesso da empresa.

Controle e organização do processo de vendas

Um setor que ganha muito com um sistema de gestão empresarial é o de vendas. Isso acontece porque um software permite que você possa acompanhar todo o processo de compra, desde o pedido até a entrega.

Além disso, a automação permite mapear o histórico de pedidos e os produtos que mais são comprados, para que, assim, se possa priorizar investimentos da própria equipe de vendas.

Realização do controle de estoque

O controle de estoque também passa a ser mais eficiente com um sistema de gestão. Isso é muito importante pois se trata de um setor crucial dentro de uma empresa, já que é ele que oferece o giro adequado dos produtos na relação de compra e venda.

O software vai oferecer funcionalidades com, por exemplo:

  • Inventário online;
  • Baixa automática de produtos que foram vendidos
  • Lançamento automático de compras;
  • Necessidade de abastecimento de itens.

Gerenciamento do relacionamento com o cliente

Um bom software de gestão empresarial também oferece funcionalidades que automatizam o contato e a gestão dos clientes. 

É possível ter acesso desde o histórico de compra, realizar o acompanhamento do funil de vendas, gerar  relatórios de pedidos, realizar cobranças automáticas e ainda automatizar emails. Tudo isso facilita um processo mais assertivo com os clientes.

Monitoramento da parte financeira 

software gestao empresarial monitoramento

Uma das áreas beneficiadas por esse sistema automatizado é também o setor de finanças. Isso porque ele permite também o monitoramento do fluxo de caixa, o controle das contas a pagar e a receber, a conciliação bancária, e a emissão de notas fiscais.

O monitoramento da parte financeira é um bom exemplo de como o software de gestão empresarial pode colaborar para a tomada de melhores decisões para a empresa. 

Emissão e cálculo de relatórios

Por último, esse sistema também oferece uma grande funcionalidade estratégica: mensuração e emissão de relatórios. 

Esse software vai permitir a produção de relatórios que reúnem dados, padrões e até mesmo tendências que possam contribuir para a elaboração de soluções que gerem mais crescimento empresarial.

Como escolher o software de gestão ideal para sua empresa?

O software de gestão ideal é aquele que oferece todas essas funcionalidades que aqui apresentamos.  Junto a isso, é importante também entender todas as necessidades da sua empresa durante essa escolha. 

Uma das dicas mais importantes nesse processo é ter certeza que a empresa é especializada na sua atividade empresarial. Por isso, se sua empresa vende produtos de forma online, a Uplaces é uma excelente opção para isso.

Entenda como a Uplaces funciona

A Uplaces é um sistema de pedidos online que permite digitalizar suas vendas e centralizar o recebimento de pedidos em um só lugar.

Com o sistema para vendas e estoque da Uplaces, você poderá controlar em tempo real os dados sincronizados com seu sistema ERP.

Veja como a Uplaces pode ajudar sua empresa a alavancar as vendas!

Conclusão

Nesse artigo você conseguiu entender a importância de um software de gestão empresarial para otimizar os processos da sua empresa. 

Mostramos 8 funcionalidades essenciais para um bom sistema e ainda te damos dicas na hora de escolher. Agora você já sabe uma excelente opção para seu negócio, não é mesmo?

E então, já sabe qual software empresarial é melhor para seu negócio?

Compartilhe nas suas redes sociais
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Falta pouco para você se tornar um parceiro UPlaces!

Informe os dados abaixo para que possamos entender melhor o seu ramo de atuação e possibilidade de se tornar nosso parceiro.

Abrir whatsapp
Estamos online