gestao de clientes

Gestão de Clientes: Descubra 5 dicas essenciais de como fazer 

Para um negócio ter sucesso, saber fazer uma boa gestão de clientes faz toda a diferença. Afinal, somente com clientes um negócio pode se sustentar. 

Sendo assim, é através de um gerenciamento que a prioriza o cliente no centro da organização que isso se torna possível. 

Você sabe como fazer uma gestão de clientes eficaz? Caso você não saiba responder essa pergunta, pode ficar tranquilo. Nesse artigo vamos te trazer a resposta.

Além de explicar tudo sobre gestão de clientes – o que é, qual é a importância e como funciona – , vamos apresentar 5 dicas essenciais para melhorar esse gerenciamento. Boa leitura!

Saiba como fazer a gestão dos clientes de sua empresa!

O que é a gestão de clientes?

Em primeiro lugar, vamos explicar do que se trata uma gestão de clientes. A gestão de clientes nada mais é do que uma estratégia voltada ao relacionamento com o público, com foco na fidelização dele.

Trata-se de um conceito essencial independente do modelo de negócio adotado pela empresa. A gestão de clientes tem como objetivo organizar todas as informações de todos os consumidores para que isso sirva de estratégia para vendas.

Em suma, o gerenciamento de clientes diz respeito a uma abordagem totalmente centrada na jornada do cliente.

Qual é a importância da gestão de clientes? 

importancia gesta de clientesA gestão de clientes é importante pois permite que os agentes tenham mais clareza sobre cada um de seus clientes e, com esses dados, possa desenvolver a melhor solução para resolver problemas e eventuais gargalos.

Dessa forma, ao focar no consumidor final do produto ou serviço da empresa, a gestão de clientes oferece um atendimento mais assertivo e aumenta o sucesso do negócio.

Como a gestão de clientes impacta no processo de vendas? 

A importância da gestão de clientes está bastante relacionada com o impacto que ela tem no processo de vendas. Isso porque ela aumenta as chances delas acontecerem.

Como os vendedores precisam focar naqueles que realmente têm chances de se tornar consumidores, ter uma gestão adequada permite mapear melhor esse público e, assim, converter mais.

Dessa forma, a gestão de clientes não só otimiza o tempo dos vendedores, como também permite uma ampliação da margem de lucro, uma vez que tem mais chance de focar em pessoas realmente interessadas naquele serviço ou produto que está sendo vendido.

Como funciona a gestão de clientes?

Para entender o funcionamento da gestão de clientes, é preciso quais são as etapas que esse processo demanda. Algumas das atividades envolvidas são

  • Organizar todas as informações sobre seus clientes;
  • Criar uma classificação padronizada para os clientes;
  • Estruturar o funil de vendas;
  • Oferecer constantes follow-ups;
  • Definir bem a persona;
  • Estabelecer metas e objetivos claros;
  • Oferecer treinamentos para os vendedores;
  • Promover ações contínuas com os clientes;
  • Investir em tecnologia e processos de automação.

Quais são as vantagens de fazer a gestão de clientes?

Com o maior acesso a informações sobre as empresas, os clientes têm cada vez mais opções de empresas para escolher, o que oferece maior exigência. 

Dessa forma, uma boa gestão de clientes permite que a empresa consiga se destacar no mercado competitivo, em vez de perder potenciais clientes.

As vantagens de fazer uma gestão de clientes de qualidade são, portanto,utilizar recursos, muitas vezes tecnológicos, para conseguir atrair, conquistar, fidelizar e, ainda, recuperar clientes.

5 dicas de como fazer a gestão de clientes de forma otimizada 

gestao de clientes dicasAgora que você sabe como funciona a gestão de clientes e quais são os benefícios, vamos trazer algumas dicas para que seja possível otimizar esse processo.

1 – Conheça as necessidades do seu cliente 

Além de conhecer bem a sua empresa e sua logística, você deve conhecer bem as necessidades de quem consome seu serviço ou produto. 

Uma gestão de clientes de qualidade sempre entende as dores do cliente. É a partir desse mapeamento que será possível identificar novas oportunidades de fidelização do seu público.

2- Tenha um bom relacionamento com o cliente

A gestão de clientes depende diretamente do relacionamento que a empresa mantém com seu cliente. Para isso, é muito importante saber desenvolver bem um marketing de relacionamento, a fim de consolidar bem essa relação.

Isso pode ser feito através de ações com boas abordagens nas redes sociais e outros canais de comunicação, como o e-mail. Com ele, será possível promover esse bom relacionamento, estreitando a ligação entre o cliente e a empresa. 

3 – Trabalhe o pós venda

O pós-venda deve ser tão priorizado como o momento antes da compra. Quando se ignora esse processo, se perde espaço no mercado também. Por isso, mantenha um canal aberto com seu cliente sempre.

Em especial, procure entender o nível de satisfação sobre a experiência de compra que eles tiveram com a sua empresa.

4 – Atente-se aos cliente inativos

Os clientes inativos são aqueles que já compraram de você, mas por algum motivo, estão um curto tempo sem comprar. 

Eles são um grupo valioso, afinal, eles já conhecem sua marca e já foram convencidos de que seu serviço ou produto valia a pena. Você deve ter ações voltadas para esse tipo de cliente para uma melhor gestão de clientes, nesse caso, que podem voltar a consumir.

5 – Invista em tecnologia

Por fim, com a grande quantidade de dados, a tecnologia é sempre uma aliada para otimizar processos. 

Instrumentos tecnológicos permitem criar uma relação mais sólida com os consumidores, facilitando a atração e a fidelização.

Como a Uplaces pode te ajudar?

A Uplaces é um sistema de pedidos online que permite digitalizar suas vendas e centralizar o recebimento de pedidos em um só lugar. 

Para quem busca uma boa gestão de clientes, um sistema integrado de gestão com soluções especializadas para gestão e manutenção dos clientes ativos e inativos faz toda a diferença.

Nossa plataforma de pedidos possui um banco de dados nas nuvens que aumenta a produtividade e garante maior segurança de informações dos clientes.

Conclusão

Agora você sabe como fazer uma gestão de clientes otimizada e com maior qualidade. Tenha uma gestão de clientes diferenciada com a Uplaces!

Compartilhe nas suas redes sociais
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Falta pouco para você se tornar um parceiro UPlaces!

Informe os dados abaixo para que possamos entender melhor o seu ramo de atuação e possibilidade de se tornar nosso parceiro.

Abrir whatsapp
Estamos online