como calcular frete para cliente

Como calcular frete para cliente: Saiba o que levar em consideração!

Embora muitas pessoas não gostem dele, o frete faz parte da venda de um produto e ele precisa ser bem calculado quando se quer trazer um custo benefício. Afinal, quanto mais barato, melhor para o consumidor.

No entanto, você sabe como calcular frete para cliente? Existem diferentes tipos de fretagem, mas as mais conhecidas são as oferecidas pelos Correios, por transportadoras particulares ou por motoboy, a depender da distância.

Se você tem dúvidas sobre como calcular o frete para o cliente, chegou a hora de tirá-las. Nesse artigo vamos ensinar tudo sobre esse assunto: a importância do cálculo correto, quais são os fatores que influenciam no valor e como calculá-lo. Boa leitura!

Saiba como calcular o frete para o seu cliente de forma automática

A importância do cálculo correto do frete para clientes 

Calcular o frete de forma correta é muito importante para sua fidelização com o cliente. Além de ser um valor justo com os fatores que você considera na hora de calcular, é muito importante que você seja transparente nesse processo.

Ao estipular o valor adequado, você aumenta a confiabilidade, autoridade e, ao mesmo tempo, amplia a oportunidade de construir uma relação duradoura com o cliente

De que forma o frete influencia no processo de compra?

O frete influencia na compra e isso pode ser visto já em dados. Uma pesquisa do E-commerce Trends, em 2018, 82% dos consumidores deixaram de fazer uma compra devido ao alto valor do frete.

Dessa forma, quando o valor é alto e não há como diminuir os custos, é importante, por exemplo, que esse valor seja informado desde o começo e o cliente esteja ciente disso para evitar frustrações.

Uma opção é usar, por exemplo, um campo de simulação do cálculo do frete já na página do produto. Isso pode evitar a taxa de abandono do carrinho, por exemplo.

Da mesma forma, quando não há custo de frete – o famoso frete grátis – é muito importante também que isso esteja de forma clara para o cliente, pois isso pode motivar a sua compra, já que será um custo a menos para ele.

Quais são os principais erros na hora de calcular o frete para o cliente? 

É possível que se deixe passar erros na hora de calcular frete para cliente. Vamos listar os mais comuns para facilitar o processo correto:

  • Cadastro com erros de peso ou dimensões do produto;
  • Problemas na tabela original de frete;
  • Erros no prazo de entrega;
  • Embalagens inapropriadas para o tamanho de produto;
  • Falha na separação dos produtos.

Quais fatores devem ser considerados na hora de calcular o frete?

o que considerar calculo frete

Para saber como calcular frete para um cliente, é importante saber que isso depende de uma série de elementos. Vamos citar esses fatores e explicar mais sobre eles:

  • Peso e dimensões;
  • Distância;
  • Prazos;
  • Impostos e taxas.

Peso e dimensões

O peso é um dos principais fatores que influenciam na hora de calcular o frete para o cliente.Isso porque ele interfere no gasto de combustível, no desgaste de pneus e até na mecânica do veículo. 

No entanto, o peso por si só não define o valor. Também é importante levar em conta a dimensão do produto.

Se a mercadoria for mais leve, porém é mais volumosa e ocupa mais espaço no veículo, isso impede que mais itens sejam incluídos na carga.

Distância

A distância também é um fator que interfere muito no frete, afinal, envolve gastos de operação (combustível e pneus). 

Ela é o espaço físico entre o ponto de coleta e o de entrega. Sendo assim, quanto mais distante estiver a mercadoria do destino final, maior será o valor.

Em alguns casos, as transportadoras definem esse custo como “valor do frete por km rodado”. A distância também pode ser afetada pela dificuldade de acesso ao endereço final, como áreas de risco, por exemplo. 

Prazos

Prazos diferenciados -mais rápidos -, também interferem no valor do frete, deixando mais caro.

Caso o prazo seja curto e ainda exista a troca de modal – por exemplo, do rodoviário pelo aéreo -, a fim de fazer a entrega ser mais rápida, isso também eleva o custo, tendo em vista os gastos de operação são bem maiores.

Impostos e taxas

Existem também taxas e impostos que influenciam e encarecem o valor do frete. Alguns deles são, por exemplo;

  • Pedágios;
  • Tarifas de despacho;
  • Taxas de restrição de trânsito;
  • Tarifas de entrega;
  • Taxas municipais e estaduais. 

Como calcular o frete para o cliente corretamente?

Agora, vamos mostrar como calcular de forma correta. De forma geral, o frete calculado mais comum é o dos Correios. Sua fórmula é feita da seguinte forma (em centímetros):

  • Frete = (Comprimento do pacote x largura do pacote) x Altura do pacote / 6000

Agora, vamos entender como funcionam os diferentes tipos de fretagem.

PAC e Sedex

O PAC é uma modalidade de frete dos Correios. Trata-se de uma forma de envio mais econômica, o que faz com que tenha prazos de entrega maiores. 

Já o Sedex é uma modalidade de entrega mais rápida e, de forma contrária ao PAC, mais cara. O prazo não costuma passar de uma semana.

Transportadora

calcular frete transportadora

O custo de frete que uma transportadora independente oferece, por outro lado, leva em conta alguns fatores, como por exemplo:

  • Salário do motorista;
  • Combustível;
  • IPVA do veículo
  • Seguro obrigatório;
  • Custo médio de manutenção 

Motoboy

Por fim, o motoboy é outra alternativa de entrega mais comum e mais pontual para distâncias menores. Nesse caso, se leva em conta fatores como distância percorrida, peso e dimensões da encomenda e quantidade de itens.

Quando oferecer frete grátis ao cliente?

Existem algumas formas de fazer um produto ser mais vantajoso a partir do frete grátis. Algumas alternativas para oferecer isso são, por exemplo: 

  • Frete grátis por promoção limitada;
  • Frete grátis por valor mínimo de compra;
  • Frete grátis por região.

Qual optar vai sempre depender do seu negócio e do que é estrategicamente mais vantajoso para ele.

Saiba como calcular o frete para o seu cliente de forma automática. 

Conclusão

Nesse artigo você pôde entender mais sobre como calcular frete para seu cliente e como esse cálculo é importante para a fidelização do seu público!

Compartilhe nas suas redes sociais
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Falta pouco para você se tornar um parceiro UPlaces!

Informe os dados abaixo para que possamos entender melhor o seu ramo de atuação e possibilidade de se tornar nosso parceiro.

Abrir whatsapp
Estamos online