Como calcular frete para cliente: Saiba o que levar em consideração!

Embora muitas pessoas não gostem dele, o frete faz parte da venda de um produto e ele precisa ser bem calculado quando se quer trazer um custo benefício. Afinal, quanto mais barato, melhor para o consumidor.

No entanto, você sabe como calcular frete para cliente? Existem diferentes tipos de fretagem, mas as mais conhecidas são as oferecidas pelos Correios, por transportadoras particulares ou por motoboy, a depender da distância.

Se você tem dúvidas sobre como calcular o frete para o cliente, chegou a hora de tirá-las. Nesse artigo vamos ensinar tudo sobre esse assunto: a importância do cálculo correto, quais são os fatores que influenciam no valor e como calculá-lo. Boa leitura!

Saiba como calcular o frete para o seu cliente de forma automática

A importância do cálculo correto do frete para clientes 

Calcular o frete de forma correta é muito importante para sua fidelização com o cliente. Além de ser um valor justo com os fatores que você considera na hora de calcular, é muito importante que você seja transparente nesse processo.

Ao estipular o valor adequado, você aumenta a confiabilidade, autoridade e, ao mesmo tempo, amplia a oportunidade de construir uma relação duradoura com o cliente

De que forma o frete influencia no processo de compra?

O frete influencia na compra e isso pode ser visto já em dados. Uma pesquisa do E-commerce Trends, em 2018, 82% dos consumidores deixaram de fazer uma compra devido ao alto valor do frete.

Dessa forma, quando o valor é alto e não há como diminuir os custos, é importante, por exemplo, que esse valor seja informado desde o começo e o cliente esteja ciente disso para evitar frustrações.

Uma opção é usar, por exemplo, um campo de simulação do cálculo do frete já na página do produto. Isso pode evitar a taxa de abandono do carrinho, por exemplo.

Da mesma forma, quando não há custo de frete – o famoso frete grátis – é muito importante também que isso esteja de forma clara para o cliente, pois isso pode motivar a sua compra, já que será um custo a menos para ele.

Quais são os principais erros na hora de calcular o frete para o cliente? 

É possível que se deixe passar erros na hora de calcular frete para cliente. Vamos listar os mais comuns para facilitar o processo correto:

  • Cadastro com erros de peso ou dimensões do produto;
  • Problemas na tabela original de frete;
  • Erros no prazo de entrega;
  • Embalagens inapropriadas para o tamanho de produto;
  • Falha na separação dos produtos.

Quais fatores devem ser considerados na hora de calcular o frete?

 

Calcular frete para cliente | Uplaces
Calcular frete para cliente | Uplaces

Para saber como calcular frete para um cliente, é importante saber que isso depende de uma série de elementos. Vamos citar esses fatores e explicar mais sobre eles:

  • Peso e dimensões;
  • Distância;
  • Prazos;
  • Impostos e taxas.

Peso e dimensões

O peso é um dos principais fatores que influenciam na hora de calcular o frete para o cliente.Isso porque ele interfere no gasto de combustível, no desgaste de pneus e até na mecânica do veículo. 

No entanto, o peso por si só não define o valor. Também é importante levar em conta a dimensão do produto.

Se a mercadoria for mais leve, porém é mais volumosa e ocupa mais espaço no veículo, isso impede que mais itens sejam incluídos na carga.

Distância

A distância também é um fator que interfere muito no frete, afinal, envolve gastos de operação (combustível e pneus). 

Ela é o espaço físico entre o ponto de coleta e o de entrega. Sendo assim, quanto mais distante estiver a mercadoria do destino final, maior será o valor.

Em alguns casos, as transportadoras definem esse custo como “valor do frete por km rodado”. A distância também pode ser afetada pela dificuldade de acesso ao endereço final, como áreas de risco, por exemplo. 

Prazos

Prazos diferenciados -mais rápidos -, também interferem no valor do frete, deixando mais caro.

Caso o prazo seja curto e ainda exista a troca de modal – por exemplo, do rodoviário pelo aéreo -, a fim de fazer a entrega ser mais rápida, isso também eleva o custo, tendo em vista os gastos de operação são bem maiores.

Impostos e taxas

Existem também taxas e impostos que influenciam e encarecem o valor do frete. Alguns deles são, por exemplo;

  • Pedágios;
  • Tarifas de despacho;
  • Taxas de restrição de trânsito;
  • Tarifas de entrega;
  • Taxas municipais e estaduais. 

Como calcular o frete para o cliente corretamente?

Agora, vamos mostrar como calcular de forma correta. De forma geral, o frete calculado mais comum é o dos Correios. Sua fórmula é feita da seguinte forma (em centímetros):

  • Frete = (Comprimento do pacote x largura do pacote) x Altura do pacote / 6000

Agora, vamos entender como funcionam os diferentes tipos de fretagem.

PAC e Sedex

O PAC é uma modalidade de frete dos Correios. Trata-se de uma forma de envio mais econômica, o que faz com que tenha prazos de entrega maiores. 

Já o Sedex é uma modalidade de entrega mais rápida e, de forma contrária ao PAC, mais cara. O prazo não costuma passar de uma semana.

Transportadora

 

O custo de frete que uma transportadora independente oferece, por outro lado, leva em conta alguns fatores, como por exemplo:

  • Salário do motorista;
  • Combustível;
  • IPVA do veículo
  • Seguro obrigatório;
  • Custo médio de manutenção 

Motoboy

Por fim, o motoboy é outra alternativa de entrega mais comum e mais pontual para distâncias menores. Nesse caso, se leva em conta fatores como distância percorrida, peso e dimensões da encomenda e quantidade de itens.

Quando oferecer frete grátis ao cliente?

Existem algumas formas de fazer um produto ser mais vantajoso a partir do frete grátis. Algumas alternativas para oferecer isso são, por exemplo: 

  • Frete grátis por promoção limitada;
  • Frete grátis por valor mínimo de compra;
  • Frete grátis por região.

Qual optar vai sempre depender do seu negócio e do que é estrategicamente mais vantajoso para ele.

Saiba como calcular o frete para o seu cliente de forma automática. 

Conclusão

Nesse artigo você pôde entender mais sobre como calcular frete para seu cliente e como esse cálculo é importante para a fidelização do seu público!

Falta pouco para você se tornar um parceiro UPlaces!

Informe os dados abaixo para que possamos entender melhor o seu ramo de atuação e possibilidade de se tornar nosso parceiro.