Imagem ilustrativa da distribuição 2.0

Distribuição 2.0: o que é e quais os benefícios para o setor?

Hoje em dia, é possível afirmar sem medo de errar que o papel da distribuição mudou, e está seguindo os mesmos passos que levaram para a transformação da Indústria 4.0. Ou seja, automatização e controle dos processos produtivos graças ao desenvolvimento e avanços tecnológicos.

Com o aprimoramento da Inteligência Artificial, da Computação Cognitiva e de outras inovações tecnológicas, automatizar é o caminho natural para aumentar a competitividade e a produtividade.

Em um cenário em que os dados se cruzam, os terminais operam em sintonia, as informações são obtidas e trocadas de forma simples, transparente e acessível as interações e processos repetitivos precisam ser inteligentes. 

Quem pensava que a distribuição iria fugir desta inovação, estava enganado. A nova revolução veio para todos os processos industriais e vai transformar a forma de trabalho de todos. Bem-vindo à distribuição 2.0.

UPlaces - Catalogo online - Grátis
UPlaces – Catalogo online – Grátis

Distribuição 2.0

Você já ouviu o termo distribuição 2.0? O conceito surgiu a partir dos serviços da UPlaces, startup que aplica Inteligência Artificial nas atividades repetitivas relacionadas com a gestão, manutenção e controle de pedidos.  Esse modelo sintetiza toda tecnologia aplicada no aperfeiçoamento e busca da eficiência operacional dos pequenos, médios e grandes distribuidores.

Assim, a distribuição 2.0, seguindo a linha da indústria 4.0, é baseada em um modelo extremamente tecnológico e inovador, onde o principal objetivo é tornar o processo e relação de compras entre empresas (B2B) simples, prático e eficiente, com impacto direto na produtividade de vendedores e compradores. 

Essa nova onda de transformações está baseada em diversos conceitos amplamente estudados e desenvolvidos, sendo os principais: Internet das Coisas (IoT), Cloud Computing (Nuvem) e Inteligência artificial (AI).

Operações que antes sofriam com procedimentos manuais, como pedidos recebidos por email, whatsapp e telefone agora são incluídos em um único canal  de comunicação tecnológico (Omnichannel), onde a principal vantagem é evitar erros de interpretação humana que geralmente dificultam e trazem ineficiência operacional.   

UPlaces - Seus pedidos no piloto automático
UPlaces – Seus pedidos no piloto automático

Tecnologia na gestão das vendas

As novas ferramentas de gestão desenvolvida e aperfeiçoada pelo conceito da distribuição 2.0 podem (e devem) ser aplicadas nos processos de vendas. A utilização destas tecnologias em gestão, auditoria e controle ampliam o potencial das empresas e tem o poder de aumentar as vendas e melhora os lucros.

Com as soluções inteligentes da UPlaces os clientes dos distribuidores recebem recomendações e sugestão de pedidos, considerando: frequência de compras, produtos relacionados, estimativa de estoque e análise de consumo. A tecnologia inteligente recebe e processa os dados do pedido, direciona e notifica todos os envolvidos, tornando assim o processo mais claro e transparente.

Benefícios na Distribuição 2.0

Abaixo listei os principais benefícios e aplicação deste conceito :

Redução de Custos

As empresas se assustam com mudanças, pois imaginam que a novas tecnologias tenham um alto custo, muitas vezes inacessível. 

Acompanho este mercado a muitos anos e sei que os sistemas, além de necessitarem de enorme investimento, eram difíceis de implantar e traziam dificuldades operacionais que tomavam muito tempo dos gestores e da equipe. Com a UPlaces, a implementação e super rápida, o custo é muito acessível e não traz dificuldade operacional. Desta forma, através da nossa solução os distribuidores estão conseguindo cerca de 80% de redução de custos nos processos que envolvem pedidos e cerca de 30% de redução da perda de clientes.

Análise de dados

O mercado como um todo está se especializando cada vez mais na análise de dados em diversas esferas. Na área de distribuição, essa análise e tecnologia são aplicadas na eficiência operacional e tornam-se sinônimos de uma operação mais ágil e assertiva. Com base nesse conceito, a ferramenta da UPlaces traz em suas funcionalidades uma Análise em tempo real completa com dados de consumo dos produtos e estimativa de estoque por item e cliente.

E você já está preparado para a nova onda da distribuição 2.0? 

Saiba mais em nosso site e encontre fornecedores e compradores na primeira plataforma de distribuição 2.0 do mundo.

Falta pouco para você se tornar um parceiro UPlaces!

Informe os dados abaixo para que possamos entender melhor o seu ramo de atuação e possibilidade de se tornar nosso parceiro.

Ficou com dúvidas ?