Hoje em dia, é possível afirmar sem medo de errar que o papel da distribuição mudou, e está seguindo os mesmos passos que levaram para a transformação da Indústria 4.0. Ou seja, automatização e controle dos processos produtivos graças ao desenvolvimento e avanços tecnológicos.
Com o aprimoramento da Inteligência Artificial, da Computação Cognitiva e de outras inovações tecnológicas, automatizar é o caminho natural para aumentar a competitividade e a produtividade.
Em um cenário em que os dados se cruzam, os terminais operam em sintonia, as informações são obtidas e trocadas de forma simples, transparente e acessível as interações e processos repetitivos precisam ser inteligentes.
Quem pensava que a distribuição iria fugir desta inovação, estava enganado. A nova revolução veio para todos os processos industriais e vai transformar a forma de trabalho de todos. Bem-vindo à distribuição 2.0.
Distribuição 2.0
Você já ouviu o termo distribuição 2.0? O conceito surgiu a partir dos serviços da UPlaces, startup que aplica Inteligência Artificial nas atividades repetitivas relacionadas com a gestão, manutenção e controle de pedidos. Esse modelo sintetiza toda tecnologia aplicada no aperfeiçoamento e busca da eficiência operacional dos pequenos, médios e grandes distribuidores.
Assim, a distribuição 2.0, seguindo a linha da indústria 4.0, é baseada em um modelo extremamente tecnológico e inovador, onde o principal objetivo é tornar o processo e relação de compras entre empresas (B2B) simples, prático e eficiente, com impacto direto na produtividade de vendedores e compradores.
Essa nova onda de transformações está baseada em diversos conceitos amplamente estudados e desenvolvidos, sendo os principais: Internet das Coisas (IoT), Cloud Computing (Nuvem) e Inteligência artificial (AI).
Operações que antes sofriam com procedimentos manuais, como pedidos recebidos por email, whatsapp e telefone agora são incluídos em um único canal de comunicação tecnológico (Omnichannel), onde a principal vantagem é evitar erros de interpretação humana que geralmente dificultam e trazem ineficiência operacional.
Tecnologia na gestão das vendas
As novas ferramentas de gestão desenvolvida e aperfeiçoada pelo conceito da distribuição 2.0 podem (e devem) ser aplicadas nos processos de vendas. A utilização destas tecnologias em gestão, auditoria e controle ampliam o potencial das empresas e tem o poder de aumentar as vendas e melhora os lucros.
Com as soluções inteligentes da UPlaces os clientes dos distribuidores recebem recomendações e sugestão de pedidos, considerando: frequência de compras, produtos relacionados, estimativa de estoque e análise de consumo. A tecnologia inteligente recebe e processa os dados do pedido, direciona e notifica todos os envolvidos, tornando assim o processo mais claro e transparente.
Benefícios na Distribuição 2.0
Abaixo listei os principais benefícios e aplicação deste conceito :
Redução de Custos
As empresas se assustam com mudanças, pois imaginam que a novas tecnologias tenham um alto custo, muitas vezes inacessível.
Acompanho este mercado a muitos anos e sei que os sistemas, além de necessitarem de enorme investimento, eram difíceis de implantar e traziam dificuldades operacionais que tomavam muito tempo dos gestores e da equipe. Com a UPlaces, a implementação e super rápida, o custo é muito acessível e não traz dificuldade operacional. Desta forma, através da nossa solução os distribuidores estão conseguindo cerca de 80% de redução de custos nos processos que envolvem pedidos e cerca de 30% de redução da perda de clientes.
Análise de dados
O mercado como um todo está se especializando cada vez mais na análise de dados em diversas esferas. Na área de distribuição, essa análise e tecnologia são aplicadas na eficiência operacional e tornam-se sinônimos de uma operação mais ágil e assertiva. Com base nesse conceito, a ferramenta da UPlaces traz em suas funcionalidades uma Análise em tempo real completa com dados de consumo dos produtos e estimativa de estoque por item e cliente.
E você já está preparado para a nova onda da distribuição 2.0?
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CEO na Uplaces e especialista em Tecnologia e E-commerce para Indústrias e Distribuidores. Com base na experiencia adquirida em mais de 20 anos, criou a Uplaces um sistema para Controle de pedidos e E-commerce B2B que auxilia distribuidores e indústrias a venderem mais.
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