Descubra como um sistema de pedidos online pode melhorar a gestão de vendas da sua distribuidora como um todo. Leia e saiba mais!
A adoção de um sistema de pedidos online tem sido uma estratégia cada vez mais utilizada por empresas que trabalham com a distribuição de produtos e querem se destacar em um mercado altamente competitivo.
Não é por acaso. Ao investir na tecnologia e tê-la como uma aliada, as distribuidoras demonstram que estão atentas para uma das principais tendências da atualidade: o crescimento de pessoas e empresas que querem resolver tudo de forma mais ágil e, sempre que possível, online.
Sabendo disso, preparamos um conteúdo exclusivo para explicar como um sistema de pedidos online funciona e todas as vantagens que ele pode trazer para o dia a dia das distribuidoras.
Se a sua empresa não aposta nesta ferramenta e ainda recebe pedidos por diversos canais, o artigo de hoje certamente vai te ajudar a entender como é possível ter uma gestão de vendas muito mais organizada.
Boa leitura! 🙂
Primeiramente, o que é um sistema de pedidos online?
Como já comentamos anteriormente aqui no Blog, um sistema de pedidos online nada mais é do que uma ferramenta que permite a digitalização das vendas, bem como a centralização de pedidos em um único lugar.
Para entender como isso é importante, imagine o seguinte cenário: a equipe de vendas da sua distribuidora recebe, diariamente, inúmeros pedidos que chegam por diferentes canais (como e-mail, whatsapp ou telefone) e, ao final do dia, precisa redigi-los e colocá-los em um único lugar.
Além de esse ser um processo demorado, essa descentralização fica muito mais suscetível a erros, não é mesmo?
Com um sistema de pedidos online, por outro lado, é possível otimizar diversos processos, centralizando todos os pedidos em um só lugar, melhorando a gestão de vendas como um todo e aumentando a lucratividade dos negócios.
Essa ferramenta traz, ainda, a oportunidade que faltava para as distribuidoras começarem a vender produtos online e entrarem de vez no ecommerce B2B.
Isso porque, dentro do sistema de pedidos, é possível criar um catálogo de produtos. Assim, todo o processo de compra, indo desde a escolha da mercadoria e pagamento até o acompanhamento do pedido, passam a ser feitos por ali.
Quais as principais funcionalidades de um sistema de pedidos online?
Até aqui, você já deve ter começado a entender como o sistema de pedidos online funciona, não é mesmo?
Mas, para deixar isso ainda mais claro, confira quais as principais funcionalidades que podem integrar essa solução:
- Catálogo de produtos: como dissemos acima, é disponibilizar todos os produtos da sua distribuidora no online, com preços, fotos, descrição, pedido mínimo e estoque;
- Controle de vendas e estoque: além de centralizar os pedidos, também dá para sincronizar a ferramenta com o seu sistema de EPR e, assim, fazer o controle de estoque;
- Pagamento online: disponibilize aos seus clientes diferentes opções de pagamento, como cartões de crédito, boleto e PIX;
- Acompanhamento de pedidos: após o pagamento, os seus clientes poderão acompanhar o andamento da compra de forma online, sendo notificados por e-mail ou aplicativo a cada mudança de status;
- Sugestão de pedidos: a partir do histórico de compras dos clientes, é possível fazer recomendações automáticas de produtos;
- Ações de Marketing: alguns sistemas de pedidos online, como a Uplaces, ainda contam com um módulo de Marketing, por meio do qual é possível divulgar lançamentos, oferecer descontos, disparar e-mails e até mesmo lançar promoções.
Por que ter um sistema de pedidos online para a sua distribuidora?
Agora que você já está por dentro das principais funcionalidades de um bom sistema de pedidos online, ficou mais fácil de imaginar como essa ferramenta pode aumentar o potencial de vendas da sua distribuidora, né?
Chegou a hora, então, de te mostrarmos como todas essas funcionalidade se traduzem em 4 vantagens principais para empresas deste segmento:
1. Gestão de pedidos otimizada
Quando os pedidos chegam por diferentes canais, como e-mail, whatsapp ou telefone, a gestão estratégica de vendas fica comprometida.
Ao contar com um bom sistema de pedidos isso deixa de ser um problema, já que todas as solicitações poderão ser feitas em um único canal, por meio de um catálogo de produtos online que os seus clientes terão acesso.
Além de evitar possíveis erros, essa facilidade também proporciona economia de tempo. Afinal, a força de vendas não precisará ficar “tirando pedidos” e poderá focar mais em prospecções e vendas, etapas essenciais para o crescimento do seu negócio.
2. Atendimento 24h
Uma das principais vantagens que o sistema de pedidos online traz é a possibilidade das empresas atuarem em horários e lugares nos quais, geralmente, a equipe comercial não atua.
Ao contar com um canal de vendas online, os seus produtos ficarão disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semanas, em qualquer lugar do Brasil.
Isso traz mais flexibilidade para que os seus clientes comprem no momento que for mais fácil para eles, seja por meio do computador, tablet ou celular.
3. Maior retenção de clientes
Ao ter uma visibilidade completa de todas as etapas de vendas, será mais fácil entender o comportamento de compras dos seus clientes.
Isso significa ter dados muito valiosos em mãos, que possibilitam a tomada de decisões e desenvolvimento de estratégias mais assertivas.
Você poderá, por exemplo, recomendar produtos baseados no comportamento, histórico e segmento de compra de cada cliente ou, então, lançar promoções e descontos mais direcionados.
Essas ações, somadas à facilidade de comprar online, proporcionam uma experiência de atendimento muito mais positiva, aumentando a fidelização.
4. Aumento nas vendas
Por último, a possibilidade de recomendar produtos considerando alguns aspectos como a frequência de compras, produtos relacionados, estimativa de estoque e análise de consumo, resultarão em um aumento significativo de aumento nas categorias e produtos vendidos.
Não é para menos: quando se é direcionado da forma certa, se vende mais e melhor.
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Todas essas funcionalidades e benefícios fazem parte do sistema de pedidos online Uplaces, uma ferramenta desenvolvida exclusivamente para ajudar distribuidoras em seus principais desafios comerciais.
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CEO na Uplaces e especialista em Tecnologia e E-commerce para Indústrias e Distribuidores. Com base na experiencia adquirida em mais de 20 anos, criou a Uplaces um sistema para Controle de pedidos e E-commerce B2B que auxilia distribuidores e indústrias a venderem mais.
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