As compras entre empresas mudaram seguindo uma direção em que comprar online desempenhará um papel cada vez mais importante.
Um número crescente de compradores B2B estão usando a internet não apenas como uma ferramenta para descobrir fornecedores e parceiros, mas também como uma plataforma para fazer compras.
Geração Y papel fundamental nesta mudança
A geração Y – pessoas nascidas entre 1981 e 1997 – representam mais de um quarto da força de trabalho global.
Isso os torna a geração de trabalhadores mais significativa, superando os baby boomers, pessoas nascidas entre os anos de 1946 e 1964 e a geração X que representam os filhos dos baby boomers.
A geração do milênio cresceu usando a internet.
Seu conforto com a tecnologia e a facilidade com a mídia digital têm um impacto direto nos hábitos de compra B2B.
Essa nova força de trabalho está envolvida em mais de 70% da tomada de decisões de compra B2B e seu comportamento deve influenciar absolutamente sua estratégia de distribuição e vendas B2B.
Posso ajudar? (não, obrigado)
Esta nova geração prefere fazer a maior parte da pesquisa por conta própria.
Este é um grupo de pessoas que se sente à vontade para obter informações online. “Ferozmente independente” é a frase imperativa aqui.
Os compradores B2B desta geração costumam estar na metade do processo de compra antes de entrar em contato com um representante de vendas, e muitas vezes preferem não entrar em contato com um deles se tiver alguma opção online.
Como quase 75% dos compradores milenares dizem que obtêm informações dos produtos online, é importante garantir que o conteúdo seja atual e abrangente.
Proporcione uma ótima experiência
Compradores B2B estão procurando uma ótima experiência, semelhante à experiência de compra B2C, onde para pedir uma pizza ou chamar um taxi basta um clique.
Velocidade e conveniência são dois fatores importantes que os compradores B2B procuram como parte da experiência e hábitos de compra.
Isso significa que seus catálogos devem ser digitais, para que os compradores possam ler sobre as especificações do produto, visualizar as imagens e navegar no seu mix de produtos com facilidade.
Certifique-se de incluir também, condições de pagamento e facilidade de acesso via computador ou celular.
Um processo fácil de check-out e suporte online ao cliente também ajudarão os compradores a fazerem uma transição mais fácil dos métodos tradicionais de compra para compras online.
Compras online B2B se tornarão cada vez mais comuns no futuro.
Atender a esses compradores agora, usando um sistema de pedidos inteligente e integrado, permitirá que você obtenha grande sucesso e aumente sua receita.
Conclusão
Os millennials são nativos digitais que trouxeram seus hábitos e conhecimentos de compra online para o espaço de compras B2B.
Isso tem implicações claras para os profissionais envolvidos com a distribuição e vendas B2B.
A extensa pesquisa realizada por estes compradores os torna muito mais informados sobre o produto ou serviço de um fornecedor quando falam com um representante de vendas.
Entender isso ajudará você a fornecer conteúdo online que atenda ao desejo do comprador milenar por praticidade e facilidade.
Esse é um grupo de pessoas que tem grandes expectativas em relação aos fornecedores e não tem medo de se afastar da mesa se não acharem que você não está sendo transparente ou oferecendo valor suficiente.
Seu catálogo online é sua maior ferramenta de vendas.
As empresas que entenderem os hábitos de compra desse grupo de jovens compradores B2B e o considerarem em seus planos de estratégia e vendas terão enorme vantagem para competir em um mercado digital.
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CEO na Uplaces e especialista em Tecnologia e E-commerce para Indústrias e Distribuidores. Com base na experiencia adquirida em mais de 20 anos, criou a Uplaces um sistema para Controle de pedidos e E-commerce B2B que auxilia distribuidores e indústrias a venderem mais.