Ilustração - Gestão de tempo

Porque a gestão do tempo é essencial para as empresas?

Em um mundo onde as mudanças acontecem cada vez mais rápido, a UPlaces sabe que a gestão do tempo passou a ser um fator fundamental para as pessoas conseguirem desempenhar suas atividades com tranquilidade e para as empresas produzirem conforme desejam.

Não é à toa, o tempo é o único ativo finito de uma organização. Pode-se buscar um espaço físico mais amplo, atrair investidores para uma injeção de dinheiro no caixa, entre outras soluções. Mas o tempo é aquele e ponto.

Usá-lo da melhor forma é um desafio constante. E saber como usá-lo, seja na vida ou no trabalho – ponto que vamos nos dedicar mais neste artigo – além de tornar você mais produtivo, certamente deixará o seu cotidiano muito menos estressante.

UPlaces - Catalogo online - Grátis
UPlaces – Sistema de Pedidos

O que é gestão do tempo

Podemos definir a gestão do tempo como a ação de organizar sistematicamente as atividades e rotina com a finalidade de aumentar a eficiência.

Na prática, significa encontrar meios para tornar o dia a dia mais ágil, fluido e tranquilo. Pode ser através de planejamento, técnicas, aplicativos ou ferramentas, que veremos logo em seguida.

O fato é que compromissos raramente vão diminuir. A velocidade de tudo que acontece no mundo tampouco, pelo contrário. Para as pessoas, o gerenciamento do tempo se tornou indispensável; para as empresas, uma necessidade crucial para permanecer no mercado.

A importância da gestão do tempo nas empresas

Quem melhor sintetiza o valor do gerenciamento do tempo para as empresas é Peter Drucker, em sua célebre frase: “O tempo é o recurso mais escasso e, a menos que seja gerenciado, nada mais pode ser gerenciado.”

Com uma gestão do tempo eficaz, os colaboradores conseguem garantir as entregas no prazo estipulado e, aliás, inclusive definir corretamente o tempo necessário para a execução de suas tarefas.

Mais do que isso, diminui a irritabilidade, frustração e até mesmo possíveis problemas de saúde desencadeados pelo estresse. A consequência direta é um ambiente de trabalho mais feliz, que repercute diretamente no desempenho profissional como um todo, conforme mostra uma pesquisa estadunidense.

O tempo no plano tático

Aqui entram questões como alocação de recursos e equipes. É a etapa de transição entre estratégia e operação, responsável por atribuir ações e metas operacionais que conduzam a empresa aos seus objetivos estratégicos.

Empresas com times de campo têm um desafio ainda maior de gestão do tempo no planejamento tático. Se você exerce uma função gerencial, provavelmente, já ficou horas pensando em como distribuir as tarefas entre sua equipe para atender a demanda com os recursos que dispõe e o mais rápido possível.

UPlaces e o tempo no plano operacional

Para ter velocidade nas tomadas de decisões operacionais é preciso que cada indivíduo saiba o que está fazendo, como está fazendo e porque está fazendo.

Os gestores também precisam ter essa visão ampla de todo o processo, mas com a ciência de que apenas se conquista agilidade na operação munindo as equipes de campo para que sejam mais eficientes.

Na plataforma da UPlaces, desenvolvemos um painel de gestão que permite ao profissional de campo administrar por meio de ferramentas de análise em tempo real com dados de consumo dos produtos e estimativa de estoque por cliente. Além disso, Indicação e recomendações de produtos baseados no comportamento de compra dos seus clientes. E com isso ele mesmo pode ver como melhorar em cada etapa.

UPlaces - Seus pedidos no piloto automático
UPlaces – Seus pedidos no piloto automático

Ferramentas e técnicas úteis para a gestão do tempo

Se você chegou até aqui, deve ter percebido que o gerenciamento do tempo é transversal à vida profissional e pessoal, à empresa e colaborador. Por ser um só o tempo reflete no todo.

E para otimizar o seu tempo algumas ferramentas e técnicas são muito úteis:

  • A técnica pomodoro

A ideia é organizar as tarefas para serem executadas em ciclos de tempo. É bem simples.

Faça uma lista com suas tarefas e dedique 25 minutos ininterruptos e com a máxima concentração possível para fazer determinada atividade. Após esse período, descanse 5 minutos. Repita o ciclo quatro vezes e após isso tire um tempo maior de pausa.

Nosso cérebro tem dificuldade para concentrar por muito tempo, essa técnica ajuda no foco e no respiro mental, essencial para melhorar a capacidade de reflexão e criatividade.

  • A ferramenta rescue time

A ferramenta é uma extensão do Google Chrome gratuita que permite o acompanhamento online de suas tarefas. Ele registra seu desenvolvimento e diz quanto do seu tempo está sendo desperdiçado com procrastinação. Dessa forma, o tempo passa a ser administrado de maneira mais eficiente.

  • A plataforma UPlaces

Desenvolvida para dar mais agilidade à operação e proporcionar uma tomada de decisão mais assertiva com base em dados fornecidos em tempo real, a plataforma da UPlaces ajudou a empresa Anaconda a garantir o processo de estoque da empresa e, com isso, por meio da inteligência artificial, os funcionários não tem mais que fazer inventários do estoque.

Essa é apenas uma das funcionalidades da plataforma para auxiliar empresas na gestão de tempo e distribuição. Descubra como a UPlaces pode transformar o seu negócio.

Compartilhe nas suas redes sociais
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email
Twitter
Falta pouco para você se tornar um parceiro UPlaces!

Informe os dados abaixo para que possamos entender melhor o seu ramo de atuação e possibilidade de se tornar nosso parceiro.