UPlaces clientes inativos

4 maneiras de recuperar clientes inativos

Distribuidores e representantes comerciais inteligentes entendem que é necessário focar mais nos clientes atuais do que na aquisição de novos clientes.

Sei que parece um pouco contraditório, mas isso ocorre porque é muito mais fácil vender para clientes existentes do que atrair novos. Desta forma torna-se uma questão de sobrevivência evitar clientes inativos

As empresas, em geral têm uma chance de 60 a 70% de vender para clientes existentes e apenas uma chance de 5 a 20% de vender para um novo. Clientes existentes não são apenas mais propensos a comprar, mas também gastam em média 31% a mais do que os novos.

Quando os clientes param de responder aos esforços de marketing e deixam de fazer pedidos, muitas empresas os abandonam. Mas por que abandonar um cliente que já fez negócios com você? Mesmo que um cliente não compre por um tempo, ainda é melhor gastar dinheiro em marketing e soluções cortejando clientes inativos do que adquirindo novos.

UPlaces - Catalogo online - Grátis
UPlaces – Catalogo online – Grátis

Entendi, mas o que são clientes inativo ?

Comumente as empresas definem os clientes que são inativos considerando seu histórico de compras e pedidos dos últimos meses. Em muitos clientes da UPlaces, percebo que mais de 60% dos clientes cadastrados nos CRM’s e ERP’s estão inativos. Isso se agrava dependendo da sazonalidade, do ramo de atividade e maturidade de gestão mas em geral pode-se considerar inativo um cliente que não compra a mais de seis meses, por exemplo.

Estudos indicam que no ramo da industria e distribuição, cerca de 25% dos clientes passam à inatividade a cada ano, como estratégia geral, seus gestores e lideres buscam alternativas para estas perdas expandindo sua atuação comercial através da busca de novos clientes e mercados

De fato, é de 3-10 vezes mais caro adquirir novos negócios do que reativar clientes que não compram.

Para ajudar listei aqui algumas ferramentas e estratégias que equipes de vendas de pequenas empresas e distribuidoras podem usar para recuperar com êxito clientes inativos.

1) Quem não é visto, não é lembrado

Às vezes, a falta de atividade do cliente é culpa do empresário ou gestor. Se você não automatizou sua gestão de clientes e pedidos e está enviando e-mails com mensagens esporádicas ou nenhuma mensagem, o cliente não tem nada para se lembrar da sua empresa. Quando um cliente faz um pedido ou uma compra, acompanhe e notifique sobre os passos do pedidos e direcione as mensagens que refletem suas preferências e agreguem valor à sua experiência com sua empresa.

2) Seja relevante e mostre seus produtos no momento certo

Sugira novos produtos que eles possam gostar com base em seus comportamentos passados. Use a segmentação para enviá-las por emails ou mensagem de notificação quando estiverem dentro do período de compra. E sempre use seu nome ao enviar uma mensagem. Quanto mais relevante for sua abordagem de, maiores serão suas chances de recuperar negócios.

3) Remova todas as barreiras

Ao tentar reativar os clientes inativos, você deseja facilitar o máximo possível a execução de uma ação desejada. Ao fazer marketing por e-mail ou por aplicativo, não se esqueça de incluir links diretos, que fornecem um link de atalho para a página exata do produto em que o cliente manifestou interesse sem que eles precisem ir primeiro à página inicial e depois procurar o produto.

Hoje em dia é ainda mais importante remover todos os obstáculos do caminho para a compra de um produto. Mesmo que um cliente não responda por um tempo, enviar uma notificação de aplicativo ou um e-mail com um link exato para um produto no qual eles estavam interessados ​​anteriormente poderia levá-lo à conversão.

4) Automatize seus processos

Quando sua força de vendas não está funcionando, colocar algo mais prático nas mãos de clientes inativos pode dar resultado. Automatize seu processo de recepção e gestão de pedidos, criando listas segmentadas de clientes que não respondem e disponibilize para eles algo exclusivo e personalizado. A tecnologia, em comparação a equipe de força de vendas tradicional, obtém uma penetração 20 vezes maior e uma geração de demanda 75% maior.

UPlaces - Pedidos por aplicativo
UPlaces – Pedidos por aplicativo

Conclusão

A retenção de clientes é uma etapa determinante do ciclo de vida de uma empresa. Se ela for efetiva, você terá menos necessidade de reconquistar clientes perdidos.

Para ajudar sua empresa, desenvolvemos uma solução completa e otimizada para gestão de produtos e clientes, crie agora sua conta grátis e experiente por 7 dias:  CRIAR CONTA GRÁTIS

Compartilhe nas suas redes sociais
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Falta pouco para você se tornar um parceiro UPlaces!

Informe os dados abaixo para que possamos entender melhor o seu ramo de atuação e possibilidade de se tornar nosso parceiro.