Você já parou para pensar como você pode realizar uma gestão da sua carteira de clientes de forma mais efetiva?
Ter uma boa carteira de clientes ativa é essencial para um negócio de sucesso. Seja para quem está começando, como para quem tem um negócio próprio mas quer expandi-lo ainda mais, esse termo é uma peça chave para alavancar sua empresa.
Portanto, nesse artigo você vai entender qual a importância de ter uma carteira de clientes e como você pode criar uma boa carteira de clientes. Boa leitura!
O que é uma carteira de clientes?
Em primeiro lugar, é importante esclarecer do que se trata uma carteira de clientes. Chamada também de portfólio de clientes, seu sinônimo, a carteira de clientes representa um conjunto de empresas que possuem uma relação comercial com seu empreendimento.
São esses clientes que você consegue oferecer seus produtos e serviços com sucesso, além de ter um relacionamento comercial mais duradouro com eles.
A carteira de clientes ou cartela de clientes é um método usado em maior escala por empresas B2B, isto é, de empresas para empresas ou por empresas que atendem B2B e B2C (consumidor final) ao mesmo tempo.
Como a tecnologia facilita muitos processos, as carteiras de clientes costumam se associar a alguma tecnologia, como é o caso do ERP.
Como funciona uma carteira de clientes?
As carteiras de clientes funcionam através de algumas classificações. Existem, portanto:
- Carteiras de clientes ativa;
- Carteira de renovação;
- Carteira de clientes inativa.
Carteira de clientes ativa
É o principal tipo e o popular sinônimo de carteira de clientes. Sendo assim, o conjunto de clientes que faz compras regularmente e possui um relacionamento comercial claro com a sua empresa compõem a sua carteira de clientes ativa.
Carteira de renovação
Em segundo lugar, a carteira de renovação diz respeito aos clientes que possuem contrato com a sua empresa. No momento em que esse contrato – seja ele mensal, semestral ou anual – está perto do vencimento, os clientes ativos fazem parte da carteira de renovação.
Com essa separação, é mais fácil saber com quem entrar em contato para que a renovação seja estabelecida. Um bom exemplo desse tipo de cliente é para o caso de seguros de carros.
Carteira de clientes inativa
Por último, existe a carteira de clientes inativa. Como sugere o nome, são os clientes que não estão mais realizando uma relação comercial com sua empresa.
No entanto, essa cartela representa um conjunto de clientes que já fez compras durante um período e, dessa forma, estabeleceu um relacionamento com a sua empresa. No entanto, por alguma razão, descontinuou essa relação.
Qual a importância da carteira de clientes?
Aquisição de uma carteira de clientes é muito importante para a saúde de um negócio. Por isso, ao mapear quais empresas possuem um relacionamento e quais ficaram de lado – no caso dos inativos -, você consegue criar um plano para priorizar o contato.
Uma gestão da carteira de clientes também permite que você descarte aquelas empresas que não combinam mais com seu perfil de negócio ou até mesmo aquelas que não estão dando o retorno esperado.
Dessa forma, você pode ir atrás de novas oportunidades que melhorem o seu o sucesso e rendimento do seu negócio.
Por que manter a carteira de clientes sempre ativa?
Quando você acompanha a sua carteira de clientes ativa, você tem um maior controle sobre como anda sua relação com eles.
Afinal, o maior objetivo da empresa sempre deve ser o alcance da satisfação de todos os clientes, aliando com o maior retorno possível para o seu negócio.
Como criar uma carteira de clientes?
Mas afinal, como criar uma carteira de clientes? Quais os fatores que você deve levar em consideração? São eles, por exemplo:
- Planejamento;
- Prospecção constante;
- Gerenciamento eficiente.
Planejamento
O primeiro passo para criar uma boa carteira de clientes é ter um planejamento estratégico. Você pode levar em conta algumas perguntas para se planejar:
- Quais clientes atuais se enquadram nos meus 3 tipos de carteiras de clientes?;
- Quais colaboradores podem ficar responsáveis por cada uma delas?;
- Qual é o objetivo final do meu negócio?;
- Quais são as estratégias que eu estou priorizando?;
- Quais as estruturas que eu preciso considerar para alcançar meu objetivo?;
- Qual é meu orçamento para tudo isso?
Embora não seja fácil responder essas perguntas, elas são o principal guia que você deve ter para criar sua carteira de clientes.
Se você está no começo do seu negócio, por exemplo, você também pode acompanhar seus concorrentes e como eles atuam no mercado de clientes.
Prospecção constante
É através da constante prospecção que você vai criar e ampliar sua carteira de clientes. Para essa etapa, por tanto, você deve mapear algumas informações sobre seu negócio:
- Dados de vendas;
- Geolocalização;
- Perfil de compra e de consumidor;
- Meios de publicidade;
- Tipos de atendimento ao cliente;
Gerenciamento eficiente
Por fim, chegamos ao gerenciamento eficiente. No gerenciamento de contas, por exemplo, os vendedores podem resgatar clientes inativos, além de estreitar as relações comerciais com clientes ativos e em período de renovação.
Trata-se da etapa mais complexa, portanto, você deve ter boas ferramentas ao cliente e muita integração nos seus processos.
Como fazer a gestão eficiente de sua carteira de clientes?
Existem algumas práticas que podem alavancar sua gestão de carteira de clientes. São elas, por exemplo:
- Ter metas de qualidade;
- Focar na qualidade do serviço;
- Saber dividir bem as carteiras de clientes;
- Conhecer de perto o comportamento do consumidor;
- Investir em tecnologia, como softwares.
Como um software pode ajudar na gestão de sua carteira de clientes?
Uma boa gestão de carteira de clientes envolve muitos dados sobre serviços, clientes, produtos e até mesmo vendedores. Sendo assim, fazer uma carteira de clientes no excel, por exemplo, pode ser uma alternativa muito trabalhosa.
E é nesse momento que a tecnologia pode ajudar na sua gestão. Você pode fazer o uso de ERP, um sistema integrado de gestão, para te ajudar nisso.
Para ter atividades mais avançadas e rápidas, fazer uso de um software pode ajudar e muito. Um software permite uma melhor recepção e direcionamento de pedidos por carteira de vendedor.
Além disso, um sistema software pode também diminuir a perda de clientes e ampliar a visibilidade dos seus produtos!
Conclusão
Nesse artigo você conseguiu entender a importância de uma boa gestão da carteira de clientes, sobretudo, aliada a boas tecnologias.
Portanto, descubra o melhor que um software pode te oferecer.Saiba como fazer a gestão da carteira de clientes de sua empresa com a Uplaces!
CEO na Uplaces e especialista em Tecnologia e E-commerce para Indústrias e Distribuidores. Com base na experiencia adquirida em mais de 20 anos, criou a Uplaces um sistema para Controle de pedidos e E-commerce B2B que auxilia distribuidores e indústrias a venderem mais.
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