A automação está rapidamente se tornando uma excelente estratégia para as empresas quando se trata de maximizar seus esforços e tempo. Muitos empresários confundem a automação de processos de negócios como sendo uma ferramenta da qual apenas grandes empresas podem se beneficiar.
A verdade é que é ainda mais benéfico para as pequenas e médias empresas, porque há restrições maiores nos orçamentos de recursos e mais importante, no pessoal.
Qualquer que seja o seu tamanho ou setor, sua empresa se beneficiará definitivamente da automação de processos específicos, especialmente os mais redundantes e complexos. Aqui estão algumas das maneiras pelas quais a automação pode ajudar.
Adaptar-se à demanda do mercado
A automação oferece escalabilidade e agilidade para lidar com mudanças nas condições do mercado, já que você não precisa contratar mais funcionários para lidar com flutuações na demanda dos clientes ou no volume de pedidos.
Por exemplo, a automação pode ajudá-lo a lidar com muitas tarefas repetitivas, para que você não precise contratar e treinar novos vendedores para gerenciar novos clientes, processar pedidos ou processar pagamentos quando houver um aumento no volume de pedidos. Você pode controlar melhor os custos e garantir que os clientes recebam seus pedidos sem atrasos.
Reduza o custo com mão de obra
Muitas pequenas empresas gastam muito de seu orçamento na contratação de funcionários para executar tarefas que exigem muito trabalho e consomem tempo, mas que não agregam muito valor aos negócios.
A automação permite reduzir o número de funcionários necessários para lidar com essas tarefas e, portanto, diminuir sua sobrecarga e aumentar sua lucratividade. Também permite que você se concentre na qualidade e não na quantidade de seus funcionários, para que você possa contratar melhores talentos para estimular o crescimento.
Otimizar alocação da força de trabalho
A automação de tarefas permite liberar recursos de atividades repetitivas para que você possa se concentrar em iniciativas estratégicas e inovadoras, e não no trabalho manual.
Uma solução de gestão de pedidos também pode fornecer os dados e análises necessários para otimizar a alocação de recursos, por exemplo, garantindo que os membros da sua equipe de vendas estejam trabalhando nos clientes certos e minimizando as chances de uma pessoa ser superalocada enquanto outra está sentada no banco.
Aumentar o ROI do marketing
A automação de pedidos pode ajudar a otimizar o orçamento e melhorar os resultados.
Em particular, a automação ajuda a processar, analisar e organizar uma grande quantidade de dados do cliente, para que você possa implementar estratégias de personalização, que serão a chave para melhorar os resultados de vendas e marketing nos próximos anos.
Minimizar erros humanos
A automação ajuda a melhorar a precisão de muitas operações comerciais. Desde o faturamento e a contabilidade, passando pelo processamento de pedidos e pelo gerenciamento de estoque – você pode eliminar erros dispendiosos devido a processos manuais, como redigitar as informações de um sistema para outro.
Por exemplo, o software inteligente de gestão de pedidos elimina a necessidade de digitar e lançar itens manualmente..
Melhore a colaboração
Para garantir o sucesso, você precisa monitorar a responsabilidade de todos os membros da equipe e garantir o fluxo adequado de informações e comunicação.
Por exemplo: a automação ajuda a rastrear pedidos, comunicar alterações, manter os membros da equipe atualizados e gera mais visibilidade e colaboração contínua.
Ofereça uma experiência consistente ao cliente
A automação ajuda a padronizar processos como marketing, processamento de pedidos, remessa e suporte pós-venda, para que você possa oferecer uma experiência de compra consistente que atenda às expectativas do cliente e gere confiança.
O processo também permite reunir dados e otimizar processos para otimizar a experiência do cliente, para que você possa adquirir e reter mais clientes enquanto gera mais vendas.
Conclusão
Novas ferramentas são introduzidas com frequência e é fácil ser vítima da “síndrome do objeto brilhante” se você não tiver uma estratégia clara para orientar sua implementação.
Esclareça seus objetivos de negócios a curto e a longo prazo, para poder identificar áreas-chave nas quais deve concentrar sua atenção e recursos.
Reúna dados sobre seus processos atuais para identificar fluxos de trabalho que podem se beneficiar mais da automação (por exemplo, tarefas repetitivas que são executadas manualmente, mas que não agregam muito valor), para que você possa priorizá-las para automação.
Em seguida, você pode analisar e melhorar os processos para garantir que eles sejam otimizados em termos de custo-benefício antes de padronizar e automatizar o fluxo de trabalho. Afinal, se você está automatizando um processo abaixo do ideal, está apenas amplificando a ineficiência!
Também é importante selecionar as ferramentas certas para o trabalho, para que você possa ficar dentro do orçamento e atender aos seus requisitos comerciais. Muitas vezes, as pequenas empresas podem obter o ROI mais alto com ferramentas simples e fáceis de usar, para que você não precise gastar muito tempo e recursos em implementação e treinamento de funcionários.
Por último, mas não menos importante, não se esqueça de definir como é o sucesso e configurar KPIs vinculados aos seus objetivos de negócios, para que você possa medir os resultados e ajustar sua estratégia.
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CEO na Uplaces e especialista em Tecnologia e E-commerce para Indústrias e Distribuidores. Com base na experiencia adquirida em mais de 20 anos, criou a Uplaces um sistema para Controle de pedidos e E-commerce B2B que auxilia distribuidores e indústrias a venderem mais.
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