Investimento em soluções digitais é o caminho para as empresas que querem melhorar, cada vez mais, a atuação da força de vendas
Investir em tecnologia é uma prática que vem ganhando espaço em diferentes setores. Na área comercial não é diferente: cada vez mais, surgem soluções capazes de fortalecer a força de vendas das empresas e, assim, melhorar a competitividade delas no mercado.
Se você deseja ser bem sucedido nesta frente, o primeiro passo é manter-se informado sobre as tendências tecnológicas capazes de melhorar a eficiência do seu negócio.
Para lhe auxiliar nesta missão, reunimos aqui as principais informações que você precisa ter em mãos para tirar o máximo proveito das tecnologias desenvolvidas para melhorar a gestão de vendas.
Quer saber mais? Então continue lendo este artigo!
Por que utilizar a tecnologia na área de vendas?
Recentemente, um estudo conduzido pela KPMG indicou que os investimentos em transformação digital devem crescer ainda mais ao longo de 2022.
Parte do aumento tem uma explicação em comum: mais de 70% dos participantes da pesquisa entendem que o investimento em transformação digital e automação é capaz de colocar as empresas em vantagem estratégica sobre a concorrência.
O fato é que, nos últimos anos, o uso de tecnologias digitais para solucionar problemas tradicionais tem trazido muitos benefícios para empresas de diferentes setores, como:
- Aumento da produtividade das equipes;
- Redução de custos;
- Agilidade nos processos/entregas;
- Incentivo à inovação e criatividade;
- Melhora na comunicação interna e externa;
- Maior lucratividade.
Na área comercial, por sua vez, a transformação digital também trouxe mudanças significativas (para melhor, é claro).
Apenas para citar um exemplo, hoje em dia é muito comum nos depararmos com processos de compras e vendas que são feitos por meio de plataformas digitais.
Prova disso é que o ecommerce B2B e B2C ganham mais força a cada ano que passa, tornando-se uma estratégia vital para muitas empresas. Para se ter uma ideia, somente em 2020, o e-commerce brasileiro cresceu 41%, faturando 87,4 bilhões de reais.
A tecnologia como aliada da força de vendas
Anteriormente, você pôde conhecer alguns benefícios gerais que a tecnologia é capaz de proporcionar para as empresas. Agora, vamos falar especificamente sobre o poder que a digitalização tem na força de vendas…
Utilizando as ferramentas digitais como aliadas da área comercial, é possível obter diversas melhorias, como:
1. Centralização dos pedidos
Ainda hoje, muitas empresas ainda recebem os pedidos de compra por diferentes canais, como e-mail, whatsapp ou telefone. O problema é que a descentralização é mais suscetível ao erro e compromete significativamente a gestão estratégica de vendas.
Uma das vantagens que a tecnologia trouxe neste sentido é a possibilidade de centralizar os pedidos em um único canal, minimizando possíveis erros e proporcionando economia de tempo para o time comercial.
Afinal, a força de vendas não precisará ficar “tirando pedidos” e poderá focar mais em prospecções e vendas, etapas essenciais para o crescimento do seu negócio.
2. Venda de produtos na internet
Como dissemos antes, essa é uma das inúmeras possibilidades proporcionadas pelo digital: com a ajuda da ferramenta certa, como um sistema de ecommerce B2B, é possível criar um canal de vendas online.
Isso significa que os seus produtos ficarão disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semanas, em qualquer lugar do Brasil, trazendo mais flexibilidade para que os seus clientes comprem no momento que for mais fácil para eles, seja por meio do computador, tablet ou celular.
3. Acesso a dados valiosos
Um dos grandes divisores de água que a transformação digital trouxe para os negócios é a possibilidade de captar, gerenciar e analisar grandes volumes de dados dos clientes.
E por que isso é tão importante?
Bom, por meio destes dados é possível compreender melhor o comportamento e hábitos de compra. Desta forma, fica mais fácil para a força de vendas fazer previsões assertivas e pensar em estratégias cada vez mais promissoras e lucrativas.
4. Ações de Comunicação e Marketing
Os dados levantados com a ajuda da tecnologia, por sua vez, também podem respaldar as ações de Marketing Digital, melhorando a interação entre a força de vendas e os clientes.
Além disso, a tecnologia permite que a sua empresa esteja presente em diferentes canais e ofereça uma experiência de compra única, o que também contribui para a construção de relacionamento com o público-alvo.
Como exemplo de canais que podem ser utilizados nesta frente, podemos citar as Redes Sociais, como Instagram e Facebook, e o envio de E-mail Marketing.
Escolhendo a ferramenta certa para a sua força de vendas decolar
Como você viu até aqui, adotar novas tecnologias pode fazer com que a força de vendas da sua empresa atue de forma ainda mais assertiva e otimizada, o que, com o tempo, certamente irá se traduzir em mais comercializações.
Mas, para que esse plano realmente saia do papel e prospere, é importante que você conte com a ajuda de uma boa ferramenta, não é mesmo?
Entre as soluções que têm feito sucesso nesta frente, especialmente em empresas B2B, estão os sistemas de pedidos online. Trata-se de uma plataforma que permite a digitalização das vendas, bem como a centralização de pedidos em um único lugar.
Além de otimizar diversos processos, melhorando a gestão de vendas como um todo e aumentando a lucratividade dos negócios, as ferramentas desta categoria ainda permitem que as empresas B2B vendam os seus produtos de forma online.
Confira, abaixo, algumas das principais funcionalidades que um bom sistema de pedidos online precisa ter:
- Catálogo de produtos;
- Controle de estoque;
- Sugestão de pedidos;
- Pagamento online;
- Gestão da carteira de clientes;
- Acompanhamento dos pedidos em tempo real;
- Ferramentas de Marketing integradas;
- Cálculo de IPI, ICMS-ST e FRETE
- Integração com outros sistemas, como ERP e CRM.
Se você gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre o funcionamento dos sistemas de pedidos online, clique aqui e confira o post que fizemos exclusivamente sobre o assunto.
Nele, explicamos tudo o que você precisa saber para fortalecer ainda mais a força de vendas da sua empresa com a ajuda da tecnologia. Até mais!
CEO na Uplaces e especialista em Tecnologia e E-commerce para Indústrias e Distribuidores. Com base na experiencia adquirida em mais de 20 anos, criou a Uplaces um sistema para Controle de pedidos e E-commerce B2B que auxilia distribuidores e indústrias a venderem mais.