Como implementar as redes sociais no seu sistema de vendas

As vendas digitais estão se tornando muito importantes para as empresas que trabalham com e-commerce, e as redes sociais têm papel fundamental na divulgação e, em alguns casos, até mesmo como plataforma de apresentação e comercialização de produtos e serviços.

A tendência é óbvia, levando em consideração que hábitos de compra estão evoluindo em todas as etapas da jornada do cliente, incluindo diversos canais de contato no processo de comunicação e vendas. Como era de se esperar, esse crescimento se reflete nas redes sociais.

Dessa forma, a relevância das redes sociais dentro da estratégia de comunicação de qualquer empresa é inquestionável, visto o alto volume de usuários diários, e a maioria dos anunciantes aproveita as oportunidades que elas oferecem para se posicionar mais próximo do público.

Entre as muitas vantagens encontradas está a versatilidade e, de fato, muitas empresas usam os diversos canais para aumentar o reconhecimento da marca e impulsionar a descoberta de produtos

No entanto, as marcas cuja estratégia de rede social não considera as fases do funil mais próximas da conversão, de alguma forma, podem ficar longe quanto a desbloquear todo o potencial que essas plataformas têm a oferecer.

Neste contexto, e se considerar os desenvolvimentos tecnológicos implementados pelas várias plataformas, as redes sociais para comprar envelope personalizados, por exemplo, podem apresentar inúmeras vantagens a qualquer estratégia, desde que implementadas de forma estratégica e adequadamente.

A integração das redes sociais ao funil de vendas

Para muitos profissionais de marketing, a rede social fica exclusivamente no topo do funil de marketing B2B (Business To Business), e B2C (Business To Consumer), isto é, entre empresas e fornecedores, e de fornecedores para clientes, respectivamente.

Enfim, uma plataforma de rede social pode ser empregada como um canal para atrair clientes em potencial, inicialmente por meio de reconhecimento e branding, mas não usado para ajudar diretamente em uma venda.

E como a rede social é um canal fundamental para se conectar e coletar dados sobre clientes em potencial que se interessam sobre etiquetas para produtos de limpeza, ela pode se encaixar em cada etapa do funil de vendas.

Ao analisar os dados, o empreendedor pode descobrir o que a empresa deve fazer para influenciar os clientes em todas as etapas do funil, desde os estágios iniciais, quando aprendem sobre a marca, até o estágio de compra, e quando eles se tornam verdadeiros embaixadores.

Se a rede social for uma parte significativa de uma estratégia geral de marketing, é possível incorporá-la a cada etapa do funil. 

Quando cada etapa trabalha em direção a um objetivo específico, a jornada do cliente será muito mais suave e a empresa pode construir essa confiança e relacionamento com a marca.

A seguir são apresentados os tipos de conteúdo que podem ser promovidos nas redes sociais em cada etapa do funil de vendas.

Conteúdo TOFU para seu funil de vendas social

No TOFU (Top of the Funnel), ou topo do funil , a empresa se concentra na conscientização. 

O cliente não pode comprar de de uma marca se não souber que ela existe e, para isso acontecer, recorre a diferentes ferramentas, entre as quais:

  • Anúncios pagos;
  • E-books.
  • Infográficos;
  • Postagens no blog;
  • Vídeos de marca.

O conteúdo do TOFU é focado em informações e é importante usar esse conteúdo informativo para educar e agregar valor ao cliente, caso ele esteja interessado em saber mais sobre treinamento nr 32, ou qualquer outro negócio e/ou localidade. 

Caso os perfis sociais apresentem valor para seguir porque há muitas informações sobre um tópico específico, a marca será uma associação obrigatória para um cliente quando ele tiver necessidades.

Por exemplo, se a empresa oferece serviços de e-mail marketing, o conteúdo social TOFU provavelmente será guiado pela implementação do e-mail marketing, criando uma campanha de gotejamento.

Isso porque a marca precisa ficar presente na mente do cliente, identificando o que eles estariam procurando, suas potenciais necessidades, interesses e dores. 

Com isso, é possível identificar a rota traçada pelo usuários e até que tipo de conteúdo atenderia melhor às suas necessidades. 

Quando se descobre isso, o conteúdo do TOFU se torna mais fácil de compartilhar nas redes sociais.

Conteúdo MOFU e familiarização do cliente com a marca

Ao focar no conteúdo do meio do funil, ou MOFU (MIddle of the Funnel), para compartilhar nas redes sociais, agregar valor será o principal objetivo. 

Os clientes foram informados e conhecem um pouco sobre a marca, mas é hora de garantir que eles não possam viver sem a empresa, e tudo que ela oferece, utilizando ferramentas apropriadas para esse momento. Nesse momento, figuram entre os principais canais/formatos:

  • Anúncios de redirecionamento;
  • Estudos de caso;
  • Recursos;
  • Webinars.

Nesta parte do funil, o cliente está pensando em comprar. Assim, é importante facilitar a decisão para eles, isto é, equipá-los com webinars que os ensinem a resolver o problema com a marca e cogitar a solução por ela proporcionada, considerando os benefícios mencionados entre as demais opções.

Vale oferecer recursos como guias, modelos e outros valores agregados que eles podem usar para começar rapidamente, assim como destacar os benefícios e a proposta de valor que uma marca de peças para cnc oferece, se este for o caso.

A partir do momento que o cliente em potencial demonstra intenção, ele está fazendo certas ações, como olhar para a página de preços, caso exista uma, ou talvez olhar para a página de demonstração. 

Talvez eles tenham se inscrito em um dos webinars promovidos, ou baixado um dos whitepapers úteis. 

Nesse ponto, a empresa pode começar a incorporar anúncios de redes sociais e de retargeting de pesquisa mais direcionados e específicos para manter a marca em destaque e a atração desse usuário.

Conteúdo BOFU: levando um prospect até a linha de chegada

O conteúdo do fundo do funil (Bottom of Funnel – BOFU) pode ser o mais difícil de promover, pois exige não apenas a intenção de um cliente em potencial, mas também a iniciativa a partir de determinadas ferramentas, estimulando a efetivação da compra e o relacionamento a longo prazo.

Neste caso, ações de divulgação, conversão e bonificação podem ser criados, incluindo até mesmo:

  • Demonstrações;
  • Eventos;
  • Guias de compra;
  • Ofertas por tempo limitado.

Essas ferramentas podem ajudar bastante a atrair um cliente em potencial para fazer a pabx em nuvem, ou qualquer outro equipamento eletrônico, se for o caso. 

Entregar o tipo certo de conteúdo de rede social em cada estágio do funil de vendas é essencial para uma nutrição eficaz de leads. Mas ao usar os dados, a marca pode fazer alterações incrementais nas campanhas ao longo do tempo e, assim, melhorar a taxa de conversão.

Emprego das redes sociais para aumentar vendas

As redes sociais oferecem infinitas possibilidades para as marcas que buscam aumentar as vendas. 

Para materializar as estratégias em ações, é preciso aplicar diferentes componentes que se encaixam nas redes sociais, como:

  1. Catálogos de produtos

Essa é uma maneira mais direta de impulsionar as vendas por meio das redes sociais, além de ser uma estratégia crescente para qualquer tipo de comércio eletrônico. 

Trabalhar com catálogos permite que uma marca crie publicidade personalizada com base em dados atualizados de preço, estoque, descrições de produtos e outros atributos. 

  1. Anúncios dinâmicos

Os anúncios dinâmicos de produtos e serviços de locação de impressoras, por exemplo, permitem que as marcas atinjam o alvo com o produto perfeito para incentivar a compra. 

Graças a esta ferramenta, é possível criar anúncios personalizados, carregando recursos na plataforma, além de gerar infinitas configurações e combinações personalizáveis ​​para cada usuário. 

Embora o uso de anúncios dinâmicos esteja intimamente associado a catálogos, o conteúdo dinâmico pode ser aplicado a diferentes tipos de campanhas.

  1. Geração de leads

Para empresas de manutenção em notebook, cujo processo de vendas é focado em lidar diretamente com os clientes, as campanhas de geração de leads podem ser uma grande oportunidade.

Isso porque essas campanhas incorporam formulários suspensos integrados às próprias plataformas sociais, criando uma experiência de usuário mais suave, reduzindo os tempos de carregamento e reduzindo as chances de abandonarem o processo de registro. 

Além disso, a integração de campanhas de geração de leads com sistemas de CRM (Customer Relationship Management – gerenciamento de relacionamento com o consumidor), permite processar e qualificar leads de forma mais rápida.

  1. Campanhas de mensagens

O Facebook Ads permite criar campanhas com o objetivo de iniciar uma conversa no Whatsapp com clientes em potencial. 

Assim que os usuários clicam no anúncio, eles são automaticamente redirecionados para o aplicativo de mensagens. 

A plataforma permite que as marcas carreguem o catálogo de produtos para que os clientes possam navegar por ele, fazer consultas sobre bens de consumo específicos ou adicioná-los ao carrinho de compras para fazer um pedido. 

  1. Tráfego na loja

Há também campanhas para cursos profissionalizantes, entre outros segmentos, que preferem que os clientes concluam a transação no ponto de venda físico. 

As campanhas de tráfego na loja podem realmente ajudar a direcionar os usuários de pontos de contato online para offline, assim elas permitem que as marcas personalizem anúncios.

Isso também disponibiliza informações detalhadas sobre as lojas, usando mapas para ajudar os usuários a localizarem o ponto de venda mais próximo e configurar a campanha para que os anúncios sejam mostrados apenas para pessoas localizadas dentro de uma distância definida.

Conclusão

Ao integrar os dados de redes sociais em um funil de vendas, a marca pode ter uma visão clara de quais redes estão contribuindo mais para a geração de leads, que tipo de postagens estão convertendo e em que ponto o público está mais engajado, facilitando o processo de nutrição e vendas.

Ao acompanhar as conversões de leads, melhor é alinhar esforços de marketing de redes sociais com resultados comerciais tangíveis. 

Qualquer empresa passa a ter uma visão mais clara de toda a jornada do comprador, desde a primeira interação com uma postagem social até o ponto em que ele se converteu em cliente.

Com esses dados brutos e insights estatísticos, empresa e equipe de marketing passam a saber exatamente como posicionar a campanha e ajustar onde investir os recursos orçamentários disponíveis.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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