A estratégia de marketing é o conjunto de ações e decisões tomadas pela empresa a fim de atingir metas específicas de divulgação da marca, aumentar as vendas e se tornar referência no mercado.
Ela é essencial para o desenvolvimento da marca. Um braço fundamental para que os clientes enfim cheguem até o local, sejam atraídos e confiem no que está sendo oferecido.
Não importa qual o tipo de empresa, seja uma financiadora de carros ou um delivery vegetariano em São Paulo, pensar e colocar em prática uma estratégia de marketing pode ter efeitos transformadores nas vendas dos produtos.
Se você está no processo de pensar em uma estratégia ou ainda não possui uma e está perdido, fique conosco neste artigo que iremos falar sobre as dicas e etapas necessárias para uma boa estratégia de marketing.
O que é uma estratégia de marketing?
Como já foi comentado anteriormente, a estratégia de marketing se baseia em um planejamento a fim de alcançar os objetivos de uma marca ou empresa.
Ela é decidida logo no início dos trabalhos do ano e costuma não sofrer alterações, apenas em casos específicos, como a aparição de um grande concorrente ou uma mudança no organismo da empresa.
É com ela que as ações de negócio da empresa serão decididas e os trabalhos de cada setor serão alinhados.
Certo, mas como realizar uma estratégia de marketing? Confira os tópicos abaixo que vamos explicar um pouco mais sobre as possíveis etapas dessa jornada.
Reconheça o seu ambiente
Antes de começar a traçar os planos da sua própria empresa, é importante realizar uma pesquisa de mercado, para saber quais são os seus concorrentes, o quê eles têm de vantagens, desvantagens e como você pode se aproveitar desse ambiente.
Nesse sentido, entra a Análise SWOT, ou, em portugês, Análise FOFA. A sigla é dividida em 4 palavrinhas importantes para seguir o trajeto da sua estratégia de marketing:
- Forças – aquilo que a sua empresa tem de melhor;
- Oportunidades – tudo do ambiente externo que pode beneficiar sua empresa;
- Fraquezas – os pontos negativos que podem prejudicar a empresa;
- Ameaças – as dificuldades externas do ambiente para a empresa.
Sabendo o que compõe cada um desses itens no seu contexto, você conseguirá ter uma ideia melhor do ambiente em que você se encontra.
O conceito é válido para qualquer exemplo: uma equipe liderando um projeto de arquitetura de interiores ou a redação do jornal local.
Entender o que você tem de melhor e o que o ambiente pode oferecer pode ser a virada de chave que você precisa para construir uma boa estratégia.
Saiba quais são os seus objetivos
É difícil trabalhar sem ter ideia do que você quer atingir. Portanto, faz parte de qualquer estratégia de marketing ter em mente bem definido os objetivos a serem alcançados pela empresa.
Pode ser quantitativo, como o número de vendas de insulfilm janela residencial num dado período ou qualitativo, à respeito de notas, acompanhamentos do cliente e avaliação das métricas.
Acima de tudo, as suas metas e objetivos devem ser possíveis de acordo com a realidade da empresa. Devem ser mensuráveis, práticas e específicas.
Nesse sentido, conhecer as limitações do próprio campo faz muita diferença na hora de pensar nas metas e objetivos, tendo em vista que eles dificilmente serão alterados.
Saiba quais canais você quer trabalhar
Já é um senso comum: o gestor que quer ter algum nível de sucesso em sua empresa, deve estar na internet, no meio digital.
O marketing tradicional pode ser muito bem trabalhado por estar no escopo de atuação, mas o marketing digital fará toda a diferença.
É aí que também se deve entender como a empresa vai trabalhar o marketing digital. Mais especificamente, quais canais ela vai produzir o conteúdo. As possibilidades são diversas e os principais canais usados são blogs e redes sociais.
No caso do blog, você tem um portfólio dos seus produtos, uma biografia da empresa, artigos úteis e relevantes para um visitante curioso, além de um espaço para a exibição da missão e objetivos.
Já nas redes sociais, o foco é a proximidade com o cliente, que está cada vez mais conectado, não importa onde ele vá.
No entanto, nem sempre é necessário usar todas as redes sociais. Pois, talvez ter um perfil no Tik Tok não seja o melhor para sua empresa de portaria remota.
No caso da criação de um perfil nas redes, o mais usual é a publicação de fotos e vídeos personalizados para o seu público alvo, com uma linguagem que se adeque ao universo dele e conteúdos que o façam sentir que você é uma referência no mercado.
Há também a opção de criação em redes que só permitem a publicação de vídeos. Nesse caso, é necessário ter os recursos para a produção de conteúdos em vídeo interessantes para o público.
Esse formato está cada vez mais presente no dia a dia do consumidor. Por isso, vale a atenção para a gravação e edição de vídeos sobre os produtos oferecidos pela sua marca.
Segmente o seu público
Para criar todo o tipo de conteúdo nos canais mencionados acima, você deve ter ideia de com quem você está falando.
Dessa forma, a segmentação de público e a criação de uma persona são dados essenciais para uma estratégia de marketing ideal para qualquer marca.
Ao imaginar uma pessoa real, com nome, idade, localização, hobbies, estudos, profissão e afins, você conseguirá desenvolver conteúdos afiados voltados para alguém em específico e atingir o público interessado em finalizar a jornada de compra com a sua marca.
Você também pode desenhar campanhas específicas na sua estratégia de marketing voltadas para diferentes tipos de públicos.
Uma empresa com foco em cuidador de idosos juiz de fora, por exemplo, pode ter diferentes focos de públicos durante as campanhas.
Também é interessante seguir o seu público, a fim de acompanhar as tendências, atualizações, novos modos de se comunicar, entre outras novidades.
Conheça seus competidores
Na sua estratégia de marketing, conhecer e entender quais são os seus concorrentes é um ponto essencial para saber no que melhorar e quem observar durante a aplicação da estratégia.
Nesse sentido, saber como são as avaliações dos trabalhos de alarmes monitorado podem ajudar você a projetar melhor os conteúdos e orçamentos da sua empresa desse ramo nessa localização e saber quais decisões criativas tomar.
Faça um planejamento com um calendário
Logo no início do ano de trabalho da empresa, defina bem todos os temas e objetivos do semestre ou do ano que virá. Pense em datas comemorativas e deixe reservado os dias para trabalhar esses conteúdos específicos.
Dentro do calendário, você distribuirá os conteúdos da forma que for melhor pra você. Esse calendário deve ser visualizado por toda a equipe, para que todos saibam o quê a empresa fez, está fazendo e fará naquele período.
Considere que você seja um vendedor de câmara frigorífica modular. Nesse sentido, é importante saber quais são os meses em que esse tipo de serviço é mais requisitado. São neles que você irá trabalhar ainda mais os conteúdos para que o seu público vá até você.
Conheça os seus gastos
Sabemos que nada é de graça e tudo é investimento. Dentro da sua estratégia de marketing é essencial que você saiba quanto vai gastar em cada área.
Levando em consideração desde a contratação de funcionários para a compra de novos produtos, tudo vai envolver uma quantia.
Os gestores da estratégia devem saber quanto será gasto, se é compatível com o caixa da empresa e se é realmente necessário. A quantidade, o uso e o valor devem ser muito bem estabelecidos para não sair perdendo no final da compra.
Por exemplo, se você trabalha com instalação de calhas, você precisa ter os instrumentos necessários para isso antes mesmo de oferecer o serviço.
No desenho de estratégia de marketing, saiba quais serão as ferramentas necessárias, para que assim a venda seja concluída.
Acompanhe as suas métricas
No fim de tudo, é interessante saber como está indo a sua estratégia. É aí que entram as métricas.
Dentro do marketing, existem métricas específicas para acompanhar o andamento da estratégia. Elas abarcam os cliques dos visitantes nas páginas, o nível de engajamento, o lucro no mês, o quanto a empresa rendeu, entre diversos outros itens.
Sabendo avaliar cada uma das métricas disponíveis, você consegue entender como está indo a sua estratégia instantaneamente. Daí você e sua equipe podem alterar aquilo que não está indo conforme esperado.
Comece a criar a sua estratégia de marketing agora!
Agora que você sabe os passos para uma estratégia de marketing ideal para a sua empresa, comece a estudar, debater e desenhar a estratégia da sua empresa. Depois de entender os passos principais com esse artigo, a caminhada será muito mais fácil.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
CEO na Uplaces e especialista em Tecnologia e E-commerce para Indústrias e Distribuidores. Com base na experiencia adquirida em mais de 20 anos, criou a Uplaces um sistema para Controle de pedidos e E-commerce B2B que auxilia distribuidores e indústrias a venderem mais.
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