10 dicas para aplicar call to action no seu site

Os botões de call to action, ou simplesmente CTA, são botões que você pode aplicar em seu site e em suas páginas de destino para levar os usuários à conversão, fazendo com que concluam uma ação conforme o objetivo da marca/estratégia.

Os botões de CTA podem diferir em estilo e tamanho, dependendo da conversão de objetivo e do estilo do site. 

Algumas das instâncias comuns de botões de call to action são apresentados com palavras chamativas e imperativas, como:

Deste modo, os botões de CTA têm um objetivo específico: fazer o seu visitante clicar e concluir uma conversão. Mas, afinal, como fazer com que eles sejam qualificados e levem os usuários a seguir na jornada de compra? É isso que você poderá conferir ao longo deste artigo.

O que é uma call to action?

Como dito, uma chamada para ação é uma instrução que incentiva o leitor a realizar a ação desejada em sua campanha de marketing. 

Os botões de CTA podem ser encontrados em sites que procuram por brindes personalizados, e-commerces e marketplaces, e-mails, anúncios, páginas de destino ou em postagens de blog. 

Pense no call to action como uma porta que o internauta clica e abre para o outro lado do seu site. Assim seu botão de CTA permite que seus visitantes saibam que você deseja que eles executem a ação desejada.

Essa ação geralmente será a evolução para o próximo estágio na jornada do cliente. Isso leva o cliente em potencial ainda mais para baixo em seu funil de vendas.

Ao contrário da noção popularmente acreditada de que o botão de chamada para ação é usado exclusivamente para obter compras, existem outros usos para o CTA que valem ser ressaltados, como fazer com que o internauta se inscreva em uma lista de e-mail ou baixe um recurso gratuito, por exemplo.

Além disso, os botões de CTA também podem ser usados ​​para incentivar os clientes a indicar sua marca de galpões de lona para outras pessoas, como amigos e familiares.

Do mesmo modo, as chamadas para ação podem ser usadas para fazer com que os clientes ou visitantes deixem uma avaliação.

Para isso, uma call to action, normalmente, inclui cores e frases chamativas e de ordem imperativa, instigando a clicar em um botão ou link. Os visitantes confiam neles para saber o que vem a seguir, ou o que está do outro lado do site esperando por eles.

A importância de uma chamada à ação

Antes de continuar, é preciso imaginar o seguinte cenário: Seu público-alvo chega ao seu site pela primeira vez; eles ainda são um cliente em potencial e estão no topo do funil de marketing .

Faz parte do seu plano como empresa de reformas comerciais convertê-los em clientes pagantes no menor tempo possível.

Para isso, você otimizou seu site e seu conteúdo; o que resta é que seus clientes em potencial saibam para onde seguir para se relacionar mais com a marca ou evoluir na jornada. Para isso, é preciso disponibilizar um botão chamativo para que cliquem no CTA.

Isso tudo mostra que seus clientes em potencial não saberão o que você quer que eles façam em sua página de destino, ao menos que tenha um botão de CTA apropriado e que já indique o que ele irá encontrar, sendo muito efetivo em modelos como: “baixe aqui seu e-book sobre marketing”.

Em muitos casos, o botão de chamada para ação é o fator determinante entre um visitante permanecer como lead ou se transformar em uma conversão, o que muitas empresas desejam.

Assim, os CTAs atuam como sinalizadores, dizendo aos seus leads o que fazer a seguir. Sem um botão de call to action identificável de forma clara em seu site, anúncio e conteúdo, seu visitante não terá ideia do que fazer em seguida, podendo prolongar o ciclo de venda.

Sem ter um apelo à ação visível, qualquer mensagem que você esteja tentando transmitir não terá o efeito desejado.

Lembre-se, como profissional de marketing ou dono de uma rede de projeto de arquitetura de interiores, se sua frase de chamariz for mal redigida, você corre o risco de deixar conversões e dinheiro na mesa, o que pode impactar em seus resultados.

10 dicas de CTA para aplicar em um site

Tendo isso em vista, é importante saber como estruturar um CTA realmente efetivo.

De forma prática, os botões de call to action são bastante atraentes e limpos, tornando-os uma maneira fácil de aumentar as conversões. 

De acordo com um estudo, um CTA baseado em botão aumenta a taxa de cliques em relação a um call to action baseado em link.

A seguir estão 10 dicas de como um botão de CTA pode ser aplicado no seu site.

1. Considere que as cores fazem parte da estratégia

A cor do seu botão de CTA importa muito no resultado final.

Deste modo, é preciso ter em mente que você deve considerar cuidadosamente as cores dos botões para poder indicar móveis planejados alto padrão ou apresentar um projeto adequado para os clientes.

Normalmente, os botões verde e laranja são proclamados como tendo o melhor desempenho.

Eventualmente, também dependerá do design do seu site, pois cores contrastantes funcionam melhor para destacar botões atraentes. 

Por exemplo, você não precisaria de um botão de CTA verde em um fundo verde.

Se você ainda não está convencido do que parece melhor, então vá para o teste de contraste e imagens, ou mesmo ferramentas de cartelas de cores e avalie o que é mais atraente e que evidenciará melhor o botão. 

Afinal, se você realmente quer entender qual cor de botão de CTA ficará melhor em sua página, o teste (e/ou apoio profissional) é a única maneira de descobrir.

2. Adote um texto grande e legível

Certifique-se de que o texto do botão seja grande o suficiente para que o leitor o entenda facilmente, mas não tão grande que pareça desagradável ou intimidador.

Embora possa parecer tolo sugerir que um texto grande faz as pessoas se sentirem desconfortáveis, muitos usuários experimentam um desgosto subconsciente por letras grandes e ameaçadoras.

Portanto, o texto do seu botão de CTA deve ser grande o suficiente para atrair a atenção, mas não tão grande que simplesmente sobrecarregue o restante do conteúdo.

3. Use texto repleto de ação 

Os botões de call to action de e-mail devem destacar um texto marcante e orientado para a ação. 

Substitua palavras como “ enviar ” e “entrar” por verbos repletos de ação, como “obter”, “reservar” e “experimentar”. 

Suas palavras de ação devem acompanhar um texto específico relacionado à sua oferta de revestimento acústico para teto para um condomínio residencial ou uma planta fabril, adequando-se ao público que deseja atingir e à ação que deseja evocar.

4. Pense em formas de botão elegantes

O formato do botão também desempenha um papel significativo ao criar o CTA ideal. 

Deste modo, você terá de considerar se deseja usar um formato de botão mais arredondado ou um botão com bordas quadradas, conforme a identidade da marca e objetivo da ação.

Torna-se difícil dizer o que funciona melhor aqui, pois ambos os estilos são comuns e qualquer um pode funcionar bem em diferentes configurações.

Eventualmente, você precisa testar formas e ver o que funciona melhor para o seu modelo de negócio. De acordo com testes, você pode perceber, por exemplo, que um botão verde arredondado tem melhor desempenho do que um retângulo azul para sua audiência.

Deste modo, conseguirá empregar os modelos que melhor performam.

5. Empregue a fala em 1ª pessoa

De acordo com um estudo, ajustar o texto do botão da segunda pessoa para a primeira leva a um aumento significativo de conversão de leads em clientes pagantes.

6. Crie senso de urgência

Criar um senso de urgência em seus botões de call to action de e-mail pode gerar algumas taxas de cliques impressionantes. 

Até mesmo anexar “agora” para vender um mini robô cria uma sutil sensação de urgência para os usuários.

7. Lembre-se que o texto do botão não deve ser contínuo

É importante aplicar um texto de botão específico orientado à ação. Considerando isso, pode ser fascinante esticar o texto do botão, mas isso seria uma má jogada. 

De forma ideal, você precisa manter o texto do botão com duas e até cinco palavras, quebrando o texto, se necessário, para melhor posicionamento.

Assim, se você deseja que a frase de chamariz perfeita do anúncio gráfico direcione os usuários à sua página de destino com frases de call to action personalizadas para sua empresa, considere fazê-las de forma clara, direta e bem distribuída no material.

8. Capriche nos gráficos dos botões

Em alguns casos, pequenas setas ou gráficos em seu botão de CTA podem afetar as taxas de cliques. 

Ao aplicar gráficos, certifique-se de que seus ícones expliquem, em vez de confundir, a oferta para os usuários.

9. Texto do botão de bônus 

Existem algumas situações no marketing de call to action em que você pode precisar adicionar uma linha de informação adicional no texto do botão.

Essa prática é popular com botões de avaliação gratuita. Por exemplo, um botão de teste gratuito pode indicar “teste de 30 dias, sem cartão de crédito” em texto menor abaixo do botão principal “Iniciar seu teste gratuito ”. 

Essa é uma informação importante que faz com que os usuários cliquem para iniciar a avaliação, de ferramentas e serviços, mesmo que seja um serviço de escritório contábil são paulo para residências e estabelecimentos comerciais.

Isso nem sempre será necessário com todos os botões, mas essas informações adicionais podem ajudar muito os CTRs (Click Through Rate), isto é, os cliques sobre os anúncios, quando for conveniente.

De maneira alternativa, você pode colocar mais informações abaixo ou ao lado de um botão. Esses elementos são conhecidos como “gatilhos de clique”. 

10 . Mantenha o botão acima da dobra 

Você sempre precisa manter seu botão de call to action de e-mail acima da dobra, ou seja, da necessidade de rolagem em materiais maiores, para que os usuários nunca o evitem. 

Certifique-se de que as informações importantes sejam mantidas no corpo introdutório ou meio do comunicado.

Já as informações adicionais devem ficar abaixo da dobra, por vezes em letras menores, pois continuam acessíveis, mas sem causar distrações.

Conclusão

Uma frase-chamariz atraente que gera a conversão que você procura é mais do que apenas escrever palavras em um botão e esperar que os usuários encarem elas de alguma maneira.

Seguindo táticas simples de produção de conteúdo e otimização, um call to action bem escrito pode ser a diferença entre o mesmo nível de conversões que você viu e um aumento significativo no funil de vendas.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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