Venda por WhatsApp Business: como fazer?

O Brasil tem 120 milhões de usuários ativos no WhatsApp, o que torna o aplicativo uma importante oportunidade para estratégias de marketing digital. Isso ficou ainda mais evidente com a criação do WhatsApp Business.

Criada em 2009, essa ferramenta é voltada especificamente para empresas que desejam utilizar o aplicativo de forma profissional.

Com ela, agora é possível se comunicar diretamente com cada cliente e promover produtos e serviços de forma mais eficaz no WhatsApp.

Neste texto você encontra informações sobre os recursos, benefícios e como integrar o WhatsApp Business ao seu negócio. 

Conheça o WhatsApp Business

O WhatsApp Business é a versão do aplicativo de mensagens e foi criado originalmente para facilitar atividades de empreendedores e pequenas empresas, mas hoje é usado por todos os tipos de negócios.

Desse modo, com o WhatsApp Business você pode fazer envelope personalizados  de forma mais conveniente e ágil, pois mais consumidores utilizam o aplicativo diariamente e podem realizar a comunicação para entender sobre o serviço/produto.

Os perfis profissionais do WhatsApp permitem que você forneça informações sobre sua organização, incluindo:

  • Link para site;
  • Horário de funcionamento;
  • Endereço;
  • Descrição do negócio.

Também é possível organizar categorias de produtos, desenvolver catálogo e configurar mensagens automáticas dinâmicas, como mensagens de felicitações e mensagens avisando de eventuais ausências.

Além disso, a equipe de manutenção em notebook pode usar o aplicativo em vários dispositivos e gerenciar chats e mensagens, tornando-o um ótimo canal de vendas e atendimento ao cliente, agilizando diversos processos.

Entre outros recursos disponíveis estão a integração com sites e softwares, a implementação de chatbots para tirar dúvidas rápidas e até mesmo para conciliar serviços automatizados e humanos.

Veja os recursos do WhatsApp Business

Veja abaixo uma lista de benefícios e ferramentas que o WhatsApp Business proporciona e que podem ser aproveitados para aumentar os contatos e reter clientes.

Canal de comunicação exclusivo

Caso a empresa de etiquetas para produtos de limpeza ainda não consiga fornecer serviços multicanais, centralizar seus serviços no WhatsApp Business pode ser a melhor solução.

Isso porque esse aplicativo permite estabelecer diversas comunicações de qualidade, com envio de texto, áudio, imagem, vídeo e chamadas, podendo escolher a melhor opção de acordo com sua estratégia e audiência.

Assim, você poderá desenvolver um atendimento centralizado e exclusivo, que facilitará a organização dos contatos.

Mensagens automáticas

Uma das grandes vantagens do WhatsApp Business é a capacidade de programar mensagens automáticas.

Você pode usá-las para cumprimentos, informar uma ausência ou sinalizar o horário de funcionamento e atendimento.

Este é o momento de começar a avaliar os leads, pois devido à natureza tipicamente instantânea do aplicativo, os contatos esperam uma resposta o mais rápido possível, mesmo que seja para esclarecer o retorno do almoço. 

Com isso, o usuário sabe quanto terá de esperar ou inicia o processo junto a um chatbot,  não criando uma imagem ruim por não receber resposta alguma.

As mensagens automatizadas fornecem ao cliente uma direção a partir da qual ele pode aprender sobre a locação de impressora para identificar a necessidade de compra ou qual o tempo estimado para ser atendido.

Catálogo

O WhatsApp Business também possui espaço para exibir seus produtos ou serviços, facilitando a comunicação com os clientes e a visualização dos itens de compra antes do contato efetivo.

Além disso, os catálogos economizam tempo, pois você não precisa procurar fotos para enviar ou consultar uma tabela de preços de produtos sempre que um cliente solicita.

O recurso funciona realmente como uma vitrine virtual na qual você inclui imagens e preços de itens para tornar sua marca mais conhecida pelos clientes e agregar facilidade e credibilidade aos clientes em potencial.

Links curtos

Você pode criar um link que direciona os clientes para uma conversa com você via WhatsApp e colocá-lo no site e nos perfis do cursos profissionalizantes em redes sociais.

Isso funciona muito melhor do que apenas adicionar um número do WhatsApp, pois economiza tempo dos clientes, permitindo que eles falem com você mais rapidamente.

Alternativamente, você pode agendar uma mensagem automática de boas-vindas para ser enviada a todos os contatos através do link.

Como vender pelo WhatsApp Business?

Você provavelmente está familiarizado com a versão convencional do WhatsApp. É o aplicativo de mensagens instantâneas mais popular do mundo, afinal de contas.

A versão profissional mantém a acessibilidade e os benefícios, mas é preciso saber como utilizá-la mais adequadamente para fins comerciais para obter melhores resultados.

Continue a leitura para compreender as melhores práticas de atendimento ao cliente pelo WhatsApp Business.

Crie uma lista de transmissão

O primeiro passo para fazer contatos com sucesso no WhatsApp é ter uma lista de transmissão, ou seja, um grupo de contatos para o qual você pode enviar as mesmas mensagens.

Segundo o WhatsApp, cada lista de transmissão pode ter 256 contatos. A boa notícia é que não há limite para a criação de listas, então você pode criar quantas quiser para compartilhar notícias e promoções de pabx em nuvem.

Assim como no e-mail marketing, você precisa construir sua lista de contatos organicamente, por meio de formulários de inscrição em sites, mídias sociais e outros espaços em que promove a marca.

Basta inserir nesses formulários um campo que mencione o número do celular do usuário e, por fim, ser objetivo sobre a finalidade da solicitação desses dados.

Organize suas conversas por etiquetas

Se você interage com muita gente todos os dias, organizar as conversas é sempre muito bem-vindo.

As etiquetas podem ser usadas ​​para separar conversas sobre novos pedidos, pagamentos pendentes, novos clientes e muito mais. Você pode importar até 20 etiquetas para sua conta, facilitando a continuidade das conversas e o envio de mensagens de marketing.

É recomendável gerenciar, editar ou até mesmo excluir qualquer etiqueta que se torne irrelevante com o passar do tempo.

Otimize a apresentação do perfil

Insira os dados da assistência técnica de peças para cnc para ajudar o consumidor a ter as informações básicas quando pesquisar por ela no aplicativo.

Na apresentação, você pode preencher o endereço, fazer uma breve descrição, linkar o site, e-mail de contato e horário de funcionamento.

Essas informações básicas ajudarão o público com detalhes importantes sobre os serviços que você oferece e reduzem a necessidade de iniciarem um chat apenas para obter esses dados, ampliando as chances de contatos já direcionados ao processo de venda.

Acompanhe o envolvimento do público

Para determinar a eficácia da sua comunicação no WhatsApp Business você pode acompanhar as métricas de envolvimento do público com as mensagens que envia.

Os dados de desempenho da mensagem podem ser visualizados em Mais opções (três pontos) > Ferramentas profissionais > Mais opções > menu Estatísticas.

A partir da análise do desempenho das mensagens, você pode pensar em formas de melhorar a taxa de leitura, escolher outros tipos de chamadas no topo das mensagens e apostar em um texto mais objetivo, por exemplo.

Atenção ao atendimento ao cliente

Embora exista um catálogo de produtos, muitas dúvidas surgirão e é fundamental ter uma equipe preparada para sanar essas questões e efetivar a venda no whatsapp.

Assim, é importante ter atenção ao atendimento, disponibilizando alguém ou uma equipe para as mensagens recebidas pelo treinamento nr 32 rapidamente e conforme o padrão estabelecido pela marca.

Lembre-se de reforçar os processos de atendimento, identidade do negócio e critérios de atendimento para estabelecer e manter a qualidade do processo, retendo esses clientes.

Tenha grupos para processos internos e externos

Criar um grupo corporativo para que os funcionários possam se comunicar é uma das formas mais eficazes de trabalhar com o WhatsApp.

Em vez de enfatizar e-mails de horas extras e reuniões longas, você pode utilizar os grupos como uma maneira rápida e fácil de entregar a mensagem certa mais rapidamente.

Com isso, a plataforma se torna uma forma de interação democrática e espontânea. Afinal, quase todo mundo usa o app e terá acesso às respostas em tempo real.

Da mesma forma, criar um grupo de transmissão com os clientes VIPs, por exemplo, pode ser uma excelente estratégia de marketing para manter informativos qualificados e mais ágeis, agregando valorização ao relacionamento com a marca.

Incentive feedbacks

Os perfis comerciais do WhatsApp também podem ser usados ​​para obter feedback construtivo dos clientes.

Tente criar uma lista de contatos que compraram da empresa recentemente e pergunte sobre a experiência deles com a marca.

A grande vantagem é que os comentários, mesmo os negativos, não costumam prejudicar a imagem da empresa porque não são públicos.

Ao mesmo tempo, oferecem uma oportunidade de tirar proveito da experiência com os consumidores e buscar melhorias em serviços futuros.

Venda direta pelo aplicativo

Inicialmente, era importante que o WhatsApp atuasse como um canal de comunicação entre a empresa e seus clientes e potenciais clientes.

O objetivo inicial era aproveitar essa exposição para esclarecer dúvidas e melhorar o atendimento.

Mas como você pode enviar ofertas e receber contatos mais rapidamente pelo app, hoje também há a opção de vender direto pela plataforma.

Não perca essa oportunidade e tente pensar em formas criativas de atender o cliente ao máximo, evitando enviá-lo para outro ambiente, mesmo virtual, para concluir seu atendimento, pois a troca recorrente pode atuar como um gargalo no funil de vendas.

Defina a linguagem a ser usada

O WhatsApp é mais informal, assim, suas conversas tendem a ser mais íntimas e aprofundadas.

Não precisa usar uma linguagem muito técnica ou engessada. O objetivo é transmitir confiança e intimidade aos clientes.

Acima de tudo, o tom de voz deve ser coerente com o público-alvo. Em todo caso, é sempre positivo chamar o cliente pelo nome, ser educado e simpático.

Conclusão

A versão profissional do WhatsApp, como você pode ver, se destaca pela multiplicidade de recursos.

Graças a eles e à interface do app, o atendimento se torna muito mais próximo e eficaz, o que é ótimo para a fidelização de clientes! Então, não perca tempo e integre o WhatsApp Business aos processos da sua empresa.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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