A mente humana é bastante interessante porque pode ser acionada por gatilhos mentais. Mas, o que seria isso?
Na prática, esses gatilhos são frases ou situações que estimulam uma tomada de decisão de forma rápida e objetiva.
Diante disso, o marketing começou a apropriar essa técnica para a criação de estratégias relacionadas ao ambiente digital.
Com o aumento da concorrência no online, as empresas precisam pensar em caminhos que consigam atrair um maior número de clientes e consequentemente, gerar o aumento das vendas.
Isso é possível por meio dos gatilhos mentais, que fazem com que seu cliente tome uma decisão mais rápida para atingir o objetivo que sua empresa deseja. Vamos entender mais sobre o assunto a seguir.
Vantagens dos gatilhos mentais para o marketing
Já apontamos na introdução, que os gatilhos mentais são técnicas utilizadas para promover uma tomada de decisão rápida nos clientes.
O marketing, sobretudo na área digital, se apropriou dessa técnica e suas características para promover resultados mais otimizados.
A ideia é criar uma situação que consiga persuadir e convencer o cliente acerca da decisão que precisa ser tomada de forma mais ágil, por vezes até emocional.
Dessa forma, sua empresa consegue atingir seus objetivos com maior facilidade, tendo resultados positivos nessa área.
Esses gatilhos são originados a partir de um estudo e análise de como funciona o comportamento humano, assim como o cérebro reage diante de algumas situações de pressão e escassez.
Por isso, vale a pena ressaltarmos as vantagens da utilização desses gatilhos:
- Aumento no número de vendas;
- Convencimento e persuasão facilitados;
- Melhora o relacionamento, principalmente em ações de marketing;
- Amplia o interesse das pessoas sobre seus produtos/serviços.
Ou seja, de forma bem direta, esse tipo de ação vai gerar um estímulo no cliente de agir com uma certa rapidez.
Vale ressaltar que os gatilhos mentais não são utilizados somente em um processo de venda de um produto ou serviço, como cirurgia de catarata preço, mas é uma técnica que vem da psicologia e pode ser utilizada em diversos setores sociais e contextos, auxiliando no gerenciamento de crises ou até mesmo provocando reações mais complexas.
Cabe dizer, ainda, que eles são inatos do ser humano, mas são reforçados pelas vivências e a criação de atalhos pelas sinapses, ocorrendo de forma “subconsciente”.
Conheça exemplos de gatilhos mentais
Conhecendo o conceito do que são os gatilhos mentais e como eles podem ser utilizados em sua estratégia de marketing digital, apresentamos o uso de 5 tipos de gatilhos que são aconselhados, inclusive para utilizá-los em sua empresa de ozonioterapia capilar preço.
Já que a ideia é gerar uma tomada de decisão, aprenda os exemplos de gatilhos mentais a seguir e utilize-os em sua estratégia de venda.
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A ideia da escassez
O gatilho mental da escassez é o primeiro que vamos destacar neste artigo.
Quando as pessoas se deparam com um tipo de produto ou serviço que está em oferta limitada, elas ficam preocupadas ou com medo de ficarem sem aquele material. Isso faz com que a decisão ocorra de forma imediata.
O gatilho mental voltado à escassez traz esse sentimento e ideia de perda, despertando nas pessoas uma sensação de que aquela oportunidade é única e que se elas perderem, irão se arrepender completamente.
Dessa forma, se o seu serviço ou produto oferecido, como por exemplo uma mini camara fria para congelamento, ou outro produto, for mais exclusivo; mais valioso ele se torna para o público.
Com isso, as pessoas ficam preocupadas em perder a chance de ter aquele material, o que faz com que a decisão seja muito rápida. Existem alguns exemplos de gatilhos de escassez que podem ser utilizados em sua empresa.
Como exemplo, podemos citar “últimas vagas”, “poucas unidades do produto”, “só temos mais 2 unidades ou quartos disponíveis”. Essa ideia de que “vai acabar”, motiva o cliente a tomar uma decisão mais rapidamente.
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A ideia de urgência
Apesar do gatilho de urgência ser confundido muitas vezes com o gatilho mental de escassez, ele também traz essa ideia de que você não pode perder uma determinada oportunidade.
O que diferencia esses gatilhos é o tempo que o consumidor pode realizar a tomada de decisão.
Um exemplo clássico é quando uma empresa ou uma fabrica de máquina de fazer gelo em cubo industrial preço, está promovendo um super desconto ou uma promoção e insere um cronômetro na página com o prazo indicado para que as pessoas realizem a compra e/ou adquiram a oferta.
Ou seja, fica muito claro para o cliente o tempo que ele tem disponível para tomar uma ação.
Outros elementos são “desconto de 50% por 24 horas”, ou até mesmo “é só até amanhã”. Ou seja, o cliente consegue tomar a decisão de forma mais calma, já que foi estabelecido um prazo para a finalização da promoção.
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O gatilho da exclusividade
Outro gatilho que costuma mexer muito com os clientes é o da exclusividade.
Esse gatilho traz uma ideia de que aquela pessoa ou cliente é especial, de modo que está sendo oferecido algo exclusivo e/ou personalizado.
Por exemplo, quando o cliente assina uma newsletter sobre veterinário 24 horas e obtém informações de primeira mão, ou até mesmo um desconto especial porque faz parte da lista dos clientes em potencial.
Esses são claros exemplos de estímulos e incentivos que ocorrem para que as pessoas realmente se sintam especiais e até mesmo, beneficiadas em fazerem parte do seu grupo de forma exclusiva.
Outro exemplo bastante comum se dá em aplicativos de viagem, pois, quanto mais viagens você fizer, mais descontos você tem.
De certa forma, toda ação personalizada costuma agregar e chamar a atenção do cliente. Até porque, quem não gosta de se sentir especial, não é mesmo?
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A ideia da prova social
Quando falamos sobre prova social, algumas pessoas têm dificuldade em entender o que isso representa. Mas, estamos aqui para te ajudar e orientar!
Esse tipo de gatilho faz com que a pessoa tome uma decisão a partir de uma opinião. Essa opinião pode ser de um influenciador digital ou do conjunto de clientes que fazem parte da sua empresa de aparelho de endoscopia.
Um exemplo disso é que quando fazemos uma compra online, é comum que antes da conclusão, as pessoas leiam os comentários sobre a marca, as avaliações positivas e negativas sobre um produto ou serviço, dentre outros.
Por isso, é essencial oferecer um bom serviço para que os comentários e a experiência do cliente sejam positivos, pois isso afeta no processo de decisão de outras pessoas e até no retorno desses contatos.
Quando uma marca disponibiliza um espaço de depoimento dos clientes, isso costuma ser muito bem visto pelos clientes. Se os usuários do site estão falando bem do seu produto, então as pessoas irão confiar na sua marca e concluir o processo de compra.
Por isso, deixe sempre um espaço no seu site para comentários e avaliações e busque acompanhar e interagir com seu público nas redes sociais.
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A curiosidade
Por fim, o quinto gatilho mental que separamos é o da curiosidade. Vamos explicar o que ele representa de forma mais detalhada.
De modo geral, ser curioso é ter a atenção e interesse despertado por algum produto ou serviço e, até mesmo, por uma empresa.
Assim, é importante que sua empresa trabalhe na produção de um conteúdo que ajude a despertar a curiosidade das pessoas, para que elas desejem obter mais informações sobre sua marca.
Nesse caso, as pessoas podem até fazer a assinatura de uma newsletter ou cadastrar seu email e telefone em uma landing page.
Essa técnica pode ser utilizada por empresa de manutenção de ar condicionado ou qualquer outra marca, levando em conta a criação de call to actions, que são chamadas para uma ação.
Ou seja, você incentiva o cliente a tomar uma decisão, por meio de uma chamada, título e escrita que realmente consiga atrair sua atenção.
Com as medidas certas e a técnica correta, os gatilhos podem ser empregados em conjunto, atraindo um grande número de clientes.
Aspectos de conclusão
Você teve oportunidade de conhecer os 5 principais gatilhos mentais neste artigo, além como eles podem ser benefícios e como podem ser aplicados em seu negócio, sobretudo, quando falamos de vendas no ambiente digital.
No entanto, é importante ter alguns cuidados no momento de sua empresa de câmara frigorífica modular, ou qualquer outro segmento, utilizar essa técnica. Ela deve ser utilizada estrategicamente e transmitir respeito e ética ao cliente.
Nem todo o conteúdo do seu site ou de redes sociais deve ser sobre gatilhos mentais.
Assim, é importante entender a jornada de compra do cliente, para utilizar os gatilhos quando essa pessoa estiver preparada para a compra.
Outra dica importante é jamais utilizar os gatilhos mentais para enganar o cliente, ou oferecer algo diferente da proposta. Isso faz com que sua empresa perca a credibilidade e, mais ainda, perca o cliente.
Sua imagem precisa ser positiva, por isso, os gatilhos mentais precisam ser utilizados com cautela.
É possível alinhar, junto à equipe de marketing, o que pode ser utilizado em sua empresa, criando assim as melhores estratégias para o seu negócio ao conciliar ética e respeito ao consumidor com bons gatilhos para incentivar as compras na medida certa, obtendo mais sucesso.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
CEO na Uplaces e especialista em Tecnologia e E-commerce para Indústrias e Distribuidores. Com base na experiencia adquirida em mais de 20 anos, criou a Uplaces um sistema para Controle de pedidos e E-commerce B2B que auxilia distribuidores e indústrias a venderem mais.
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