Embora muitas pessoas não gostem dele, o frete faz parte da venda de um produto e ele precisa ser bem calculado quando se quer trazer um custo benefício. Afinal, quanto mais barato, melhor para o consumidor.
No entanto, você sabe como calcular frete para cliente? Existem diferentes tipos de fretagem, mas as mais conhecidas são as oferecidas pelos Correios, por transportadoras particulares ou por motoboy, a depender da distância.
Se você tem dúvidas sobre como calcular o frete para o cliente, chegou a hora de tirá-las. Nesse artigo vamos ensinar tudo sobre esse assunto: a importância do cálculo correto, quais são os fatores que influenciam no valor e como calculá-lo. Boa leitura!
Saiba como calcular o frete para o seu cliente de forma automática.
A importância do cálculo correto do frete para clientes
Calcular o frete de forma correta é muito importante para sua fidelização com o cliente. Além de ser um valor justo com os fatores que você considera na hora de calcular, é muito importante que você seja transparente nesse processo.
Ao estipular o valor adequado, você aumenta a confiabilidade, autoridade e, ao mesmo tempo, amplia a oportunidade de construir uma relação duradoura com o cliente
De que forma o frete influencia no processo de compra?
O frete influencia na compra e isso pode ser visto já em dados. Uma pesquisa do E-commerce Trends, em 2018, 82% dos consumidores deixaram de fazer uma compra devido ao alto valor do frete.
Dessa forma, quando o valor é alto e não há como diminuir os custos, é importante, por exemplo, que esse valor seja informado desde o começo e o cliente esteja ciente disso para evitar frustrações.
Uma opção é usar, por exemplo, um campo de simulação do cálculo do frete já na página do produto. Isso pode evitar a taxa de abandono do carrinho, por exemplo.
Da mesma forma, quando não há custo de frete – o famoso frete grátis – é muito importante também que isso esteja de forma clara para o cliente, pois isso pode motivar a sua compra, já que será um custo a menos para ele.
Quais são os principais erros na hora de calcular o frete para o cliente?
É possível que se deixe passar erros na hora de calcular frete para cliente. Vamos listar os mais comuns para facilitar o processo correto:
- Cadastro com erros de peso ou dimensões do produto;
- Problemas na tabela original de frete;
- Erros no prazo de entrega;
- Embalagens inapropriadas para o tamanho de produto;
- Falha na separação dos produtos.
Quais fatores devem ser considerados na hora de calcular o frete?
Para saber como calcular frete para um cliente, é importante saber que isso depende de uma série de elementos. Vamos citar esses fatores e explicar mais sobre eles:
- Peso e dimensões;
- Distância;
- Prazos;
- Impostos e taxas.
Peso e dimensões
O peso é um dos principais fatores que influenciam na hora de calcular o frete para o cliente.Isso porque ele interfere no gasto de combustível, no desgaste de pneus e até na mecânica do veículo.
No entanto, o peso por si só não define o valor. Também é importante levar em conta a dimensão do produto.
Se a mercadoria for mais leve, porém é mais volumosa e ocupa mais espaço no veículo, isso impede que mais itens sejam incluídos na carga.
Distância
A distância também é um fator que interfere muito no frete, afinal, envolve gastos de operação (combustível e pneus).
Ela é o espaço físico entre o ponto de coleta e o de entrega. Sendo assim, quanto mais distante estiver a mercadoria do destino final, maior será o valor.
Em alguns casos, as transportadoras definem esse custo como “valor do frete por km rodado”. A distância também pode ser afetada pela dificuldade de acesso ao endereço final, como áreas de risco, por exemplo.
Prazos
Prazos diferenciados -mais rápidos -, também interferem no valor do frete, deixando mais caro.
Caso o prazo seja curto e ainda exista a troca de modal – por exemplo, do rodoviário pelo aéreo -, a fim de fazer a entrega ser mais rápida, isso também eleva o custo, tendo em vista os gastos de operação são bem maiores.
Impostos e taxas
Existem também taxas e impostos que influenciam e encarecem o valor do frete. Alguns deles são, por exemplo;
- Pedágios;
- Tarifas de despacho;
- Taxas de restrição de trânsito;
- Tarifas de entrega;
- Taxas municipais e estaduais.
Como calcular o frete para o cliente corretamente?
Agora, vamos mostrar como calcular de forma correta. De forma geral, o frete calculado mais comum é o dos Correios. Sua fórmula é feita da seguinte forma (em centímetros):
- Frete = (Comprimento do pacote x largura do pacote) x Altura do pacote / 6000
Agora, vamos entender como funcionam os diferentes tipos de fretagem.
PAC e Sedex
O PAC é uma modalidade de frete dos Correios. Trata-se de uma forma de envio mais econômica, o que faz com que tenha prazos de entrega maiores.
Já o Sedex é uma modalidade de entrega mais rápida e, de forma contrária ao PAC, mais cara. O prazo não costuma passar de uma semana.
Transportadora
O custo de frete que uma transportadora independente oferece, por outro lado, leva em conta alguns fatores, como por exemplo:
- Salário do motorista;
- Combustível;
- IPVA do veículo
- Seguro obrigatório;
- Custo médio de manutenção
Motoboy
Por fim, o motoboy é outra alternativa de entrega mais comum e mais pontual para distâncias menores. Nesse caso, se leva em conta fatores como distância percorrida, peso e dimensões da encomenda e quantidade de itens.
Quando oferecer frete grátis ao cliente?
Existem algumas formas de fazer um produto ser mais vantajoso a partir do frete grátis. Algumas alternativas para oferecer isso são, por exemplo:
- Frete grátis por promoção limitada;
- Frete grátis por valor mínimo de compra;
- Frete grátis por região.
Qual optar vai sempre depender do seu negócio e do que é estrategicamente mais vantajoso para ele.
Saiba como calcular o frete para o seu cliente de forma automática.
Conclusão
Nesse artigo você pôde entender mais sobre como calcular frete para seu cliente e como esse cálculo é importante para a fidelização do seu público!
CEO na Uplaces e especialista em Tecnologia e E-commerce para Indústrias e Distribuidores. Com base na experiencia adquirida em mais de 20 anos, criou a Uplaces um sistema para Controle de pedidos e E-commerce B2B que auxilia distribuidores e indústrias a venderem mais.