Frete FOB | Uplaces

Frete FOB : Tudo que você precisa saber

Você provavelmente já ouviu falar sobre os diferentes tipos de fretes – FOB, CIF, CFR, etc.

Eles são usados para determinar quem paga os custos de transporte e seguro e, consequentemente, quais são os riscos envolvidos no transporte de mercadorias.

Aqui, vamos nos concentrar em um tipo de frete em particular: o FOB.

O que significa FOB?

FOB significa “Free on Board” ou “Livre a Bordo”.

É um termo usado em contratos comerciais para indicar que o vendedor é responsável pelo custo e risco de transporte das mercadorias até o destino acordado, onde serão transferidas para o comprador.

Em outras palavras, o vendedor é o responsável pelo envio das mercadorias e o comprador é responsável pelo pagamento dos custos de transporte.

Como funciona o FOB?

Um contrato de compra FOB é bastante simples: o vendedor concorda em enviar as mercadorias para o comprador e o comprador concorda em pagar o preço acordado pelas mercadorias, mais os custos de transporte.

A partir daí, o comprador assume o risco de perda ou dano das mercadorias e é responsável pelo pagamento dos custos de transporte.

Quais são as vantagens do FOB?

FOB é uma das formas mais simples de se envolver em um contrato de compra de mercadorias.

Dado que o vendedor é responsável pelo envio das mercadorias, o comprador não precisa se preocupar com o transporte – basta pagar pelos custos de transporte.

Além disso, o comprador não assume nenhum risco de perda ou dano das mercadorias, pois isso é da responsabilidade do vendedor.

Quais são as desvantagens do FOB?

A principal desvantagem do FOB é o fato de que o vendedor assume todos os riscos de transporte.

Se as mercadorias forem perdidas ou danificadas durante o transporte, o vendedor será o responsável por arcar com os custos.

Isso significa que o vendedor precisa se certificar de que as mercadorias são seguras e que os custos de transporte estão cobertos, o que pode representar um custo adicional.

Como o frete FOB é calculado?

O frete fob é calculado de acordo com o valor do produto e do transporte até o porto de embarque. Além disso, o vendedor também pode incluir outros custos, como o seguro do produto e a taxa de embarque.

Como saber se deve optar pelo frete FOB ou CIF?

Uma dúvida muito comum em relação ao transporte de mercadorias é qual o tipo de frete ideal para o seu negócio:

FOB ou CIF. FOB (Free on Board) e CIF (Cost, Insure and Freight) são modalidades de pagamento de frete que apresentam características diferentes.

Para escolher o tipo certo para o seu negócio, é preciso saber como funciona cada um deles.

Diferenças entre FOB e CIF

A principal diferença entre FOB e CIF é que, no FOB, o vendedor é responsável pelo transporte até o porto de embarque da mercadoria, enquanto que, no CIF, esse serviço é executado pelo comprador.

Além disso, no FOB, o comprador só assume o risco da mercadoria a partir do porto de embarque, ou seja, a partir do momento em que a mercadoria é carregada no navio.

Já no CIF, o risco é assumido pelo vendedor a partir do momento da saída da mercadoria do seu estabelecimento.

Quais são as vantagens e desvantagens do CIF?

A principal vantagem do CIF é que o vendedor assume o risco da mercadoria a partir do momento em que a mercadoria sai do seu estabelecimento, ou seja, o vendedor é responsável pelo transporte até o porto de embarque.

Além disso, outra vantagem do CIF é que o comprador não precisa se preocupar com o pagamento do frete, já que esse custo é assumido pelo vendedor.

Por outro lado, uma das principais desvantagens do CIF é o tempo de transporte, já que o vendedor pode optar por uma transportadora que não seja tão rápida.

Além disso, outra desvantagem é que o vendedor precisa contratar uma transportadora para fazer o transporte até o porto de embarque, o que pode aumentar o custo do transporte.

Compartilhe nas suas redes sociais
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email
Twitter
Falta pouco para você se tornar um parceiro UPlaces!

Informe os dados abaixo para que possamos entender melhor o seu ramo de atuação e possibilidade de se tornar nosso parceiro.