como fazer controle de estoque

Como Fazer Controle de Estoque: Tudo que precisa saber

O controle de estoque de uma empresa nada mais é do que um setor responsável por controlar o fluxo de materiais dentro de uma empresa, relacionando informações sobre vendas e as necessidades das próximas compras para o estoque.

No entanto, apesar de ser um conceito que muitos tenham ideia do que se trata, nem todo mundo que gere um negócio sabe como fazer o controle de estoque. Você sabe como isso acontece?

Se você tem dúvidas, está na hora de tirá-las. Nesse texto vamos explicar tudo que você precisa saber sobre como fazer controle de estoque, qual a importância e os desafios desse processo. Como também o impacto da tecnologia para essa atividade. Boa leitura!

Saiba como controlar o estoque da sua empresa em tempo real e com dados sincronizados com seu sistema ERP. Conheça todos os benefícios da Uplaces!

A importância do controle de estoque nas empresas

A gestão de estoque é um área essencial para os bons resultados em compras. Sendo assim, o controle de estoque nas empresas é importante principalmente para saber como está a situação dos produtos. 

Dessa forma, caso as mercadorias estejam em maior quantidade ou em menor quantidade que deveria, é a partir dessa gestão que pode se identificar esse problema.

O controle de estoque também é importante, pois permite que compras equivocadas ou desnecessárias sejam evitadas, o que gera melhor aproveitamento de materiais e produtos.

Quais são os principais desafios ao fazer o controle de estoque? 

Existem diversos desafios que são enfrentados para quem faz o controle de estoque de uma empresa. São eles, por exemplo:

  • Precisão do inventário;
  • Falta de mão de obra qualificada;
  • Informação descentralizada.

Precisão do inventário

Um dos problemas para quem quer fazer um controle de estoque é a ausência de registro das atividades que, por sua vez, trazem resultados ruins após a realização de um inventário. 

Um inventário faz toda a diferença, principalmente porque desperdícios como faltas, avarias e extravios significam perda de dinheiro para o negócio.

Sendo assim, quando não há o controle de todas as movimentações realizadas desde o momento em que o produto é recebido até a sua entrega, a empresa terá problemas.

Falta de mão de obra qualificada

Profissionais de qualidade oferecem um serviço melhor que aqueles que não possuem qualificação. Portanto, a falta de mão de obra qualificada também é um problema para quem quer aprender como fazer um controle de estoque eficiente.

A falta de profissionais capacitados para realizar as atividades de controle compromete toda a cadeia, além de impossibilitar projetos que visam aprimorar o setor.

Muitas vezes, nem o mercado oferece esses profissionais, o que pode envolver, então, treinamentos internos.

Informação descentralizada

O terceiro desafio é a quantidade de informações descentralizadas. Isso acontece principalmente pelo fato da empresa focar na execução dos processos manuais. 

Os controles manuais são dispersos e fazem com que várias informações importantes sejam arquivadas em locais diferentes e até mesmo perdidas. 

Uma empresa que possui uma informação descentralizada indica uma gestão precária, sem dados suficientes e relacionados para permitir decisões mais assertivas.

Como fazer o controle de estoque de forma otimizada? 

como fazer controle de estoque otimizado

Agora que já sabemos alguns desafios desse setor, como fazer o controle de estoque de forma otimizada? Aqui vamos trazer algumas dicas para a melhor gestão dos produtos dentro de uma empresa.

Realize um inventário de estoque consistente: trata-se de um processo obrigatório e essencial para um melhor controle de estoque das mercadorias, exigindo atualização constante;

Crie padrões e regras para organizar mercadorias: é importante que o’lugar de cada mercadoria esteja conforme os requisitos de armazenamento, por exemplo, para evitar perdas;

Defina responsabilidades e desenhe o fluxo de entrada e saída: é importante primeiro definir as responsabilidades que cada colaborador deve ter no processo para que, depois, você possa construir um fluxograma de cada entrada e saída de mercadorias

Busque treinar os colaboradores: se um dos problemas é a mão de obra não qualificada, trazer conhecimento e técnica para quem já está na empresa é essencial quando se quer otimizar o controle;

Automatize o controle de estoque: por fim, uma dica essencial é buscar processos de automação do controle de estoque para evitar que processos manuais provoquem falhas.

O uso da tecnologia no controle de estoque de uma empresa

O uso da tecnologia para quem quer saber como fazer o controle de estoque está bastante ligado a última dica do tópico anterior: automatização.

A tecnologia aliada a essa gestão de mercadorias é essencial para trazer diversos benefícios à empresa, como, por exemplo, reduzir erros que passam despercebidos por pessoas e garantir segurança de dados.

Dessa forma, portanto, soluções de contagem e conferência automatizada permitem, sobretudo, maior produtividade dos funcionários para trabalhar em outras etapas dos processos logísticos, por exemplo.

Como funciona um sistema ERP para controle de estoque?

controle de estoque erp

Em primeiro lugar, vale explicar o que é um sistema ERP. Trata-se de um sistema de gestão integrado para melhorar processos internos e integrar diferentes atividades de diferentes setores. 

O Sistema ERP serve para aprimorar o controle de estoque. Isso se torna possível porque ele organiza e automatiza processos e controles, como, por exemplo:

  • Fluxo de estoque;
  • Entrada;
  • Saída de produtos;
  • Custo;
  • Preço de venda;
  • Política de descontos;
  • Comissões.

Vantagens de investir em um sistema ERP de controle de estoque

Ao adotar um sistema ERP para o controle de estoque de uma empresa, portanto, existe uma série de benefícios. São eles, portanto:

  • Reduzir a quantidade de erros;
  • Controlar a quantidade de produtos;
  • Evitar desperdícios de mercadorias;
  • Maior eficiência de processos;
  • Por fim, aumentar o lucro do negócio.

Saiba como controlar o estoque da sua empresa em tempo real e com dados sincronizados com seu sistema ERP. Conheça todos os benefícios da Uplaces!

Conclusão

Como você pode ver, saber como fazer o controle de estoque não é uma tarefa tão simples e envolve muitos detalhes que não devem ser deixados de lado para não prejudicar a eficiência de uma empresa.

Por essa razão, saber como fazer controle de estoque de forma automatizada faz toda a diferença quando se deseja reduzir erros nos processos produtivos e, ainda, lucrar ainda mais!

Compartilhe nas suas redes sociais
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Falta pouco para você se tornar um parceiro UPlaces!

Informe os dados abaixo para que possamos entender melhor o seu ramo de atuação e possibilidade de se tornar nosso parceiro.

Abrir whatsapp
Estamos online