Sem dúvida, a expansão da tecnologia e das lojas virtuais transformou o cenário do comércio e agora está mudando o de distribuição.
No entanto, montar e manter uma loja virtual tradicional requer investimento de tempo, dinheiro e estratégias para alavancar as vendas, principalmente quando se trata do mercado B2B.
Pensando em oferecer praticidade, tanto para quem compra quanto para quem vende, separamos dicas para quem pretende usar um sistema de pedidos e vendas online.
1. Catálogo personalizado
A primeira impressão é a que fica.
Por isso é importante que a solução escolhida possa disponibilizar um catálogo personalizado dos produtos com características e especialização no segmento da sua empresa.
Além disso, todo o conteúdo precisa estar disponível para ser acessado pelo Computador, Tablet ou Celular.
Desta forma, para ter sucesso as empresas que querem vender online devem caprichar nas imagens, descrição e estratégia de preços para que possam maximizar suas chances e aproveitarem as vantagens das plataformas de e-commerce.
2. Conheça seus clientes
Quando a empresa conhece os seus clientes, é mais fácil entender quais elementos podem afetar as vendas.
Levando isso em consideração, é fundamental usar ferramentas que permitam compreender o comportamento e preferencias do público.
Um bom sistema de pedidos B2B possibilita realizar análises em tempo real com visão de dados de consumo e estimativa de estoque por cliente, tudo isso com fácil acesso para a equipe de vendas e gestão.
3. Faça análise dos produtos da sua empresa
Estudos indicam que cerca de 80% dos lucros costumam vir de 20% dos produtos de uma empresa.
Assim, é essencial que a sua equipe determine quais são esses itens para poder se concentrar no que realmente contribui para o crescimento das suas vendas.
Um bom sistema de pedidos B2B possibilita emissão dos pedidos pelos compradores e redirecionamento automático para o vendedor que atende o cliente, onde possibilita estratégias de vendas cruzadas e indicação de novos produtos.
4. Tecnologia para alavancar as vendas
Que tal aplicar Inteligência Artificial nas atividades repetitivas relacionadas com a gestão e manutenção de pedidos?
Sim, agora sua equipe não precisa mais perder tempo “tirando pedidos” e poderá focar mais em prospecções e vendas.
Um bom sistema de pedidos B2B tem que ser inteligente para que seus clientes possam recebem recomendações e sugestão de pedidos, considerando:
frequência de compras, produtos relacionados, estimativa de estoque e análise de consumo, tudo isso para que você sua equipe fique focada no essencial.
5. Experiência omnichannel
Estar disponível em diferentes canais ajuda a atrair mais clientes.
O consumidor atual quer ter acesso à sua loja por chat, e-mail, telefone, aplicativos móveis, redes sociais.
Vale ressaltar que um bom bom sistema de pedidos torna as operações que antes sofriam com procedimentos manuais, como pedidos recebidos por e-mail, whatsapp e telefone, em um único canal de comunicação tecnológico (omnichannel), onde a principal vantagem é evitar erros de interpretação humana que geralmente dificultam o dia a dia de pequenas, médias e grandes empresas, gerando ineficiência operacional.
6. Aumente suas vendas
Indicação e recomendações de produtos baseados no comportamento de compra podem gerar um aumento de até 35% nas vendas.
E aí, gostou do post?
Quer saber mais ainda sobre esse tema?
Então, aproveite a visita para conferir também nosso post: Distante, mas não esquecido: 4 maneiras de recuperar clientes inativos.
CEO na Uplaces e especialista em Tecnologia e E-commerce para Indústrias e Distribuidores. Com base na experiencia adquirida em mais de 20 anos, criou a Uplaces um sistema para Controle de pedidos e E-commerce B2B que auxilia distribuidores e indústrias a venderem mais.
Posts relacionados:
- O que é e como desenvolver uma estratégia de distribuição
- Como alavancar vendas? 10 Dicas Essenciais e Eficientes
- Equipe de vendas: Como estruturar e gerir bem? Veja 6 Dicas!
- Como definir uma estratégia de preços para sua distribuidora
- 20 ideias de ofertas especiais para seus clientes
- Como implementar as redes sociais no seu sistema de vendas